Toyota vence na estreia dos Hypercars
5 Maio 2021 - José Soares da Costa

No arranque de uma nova era na Endurance, a Toyota voltou a marcar o ritmo. Nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima colocaram o Toyota GR010 no lugar mais alto do pódio. Apesar de ter alcançado a liderança, o Alpine A480-Gibson viria a terminar na 2ª posição após um furo. O 2º Toyota GR010 encerrou o pódio da classificação geral, batendo o Oreca 07-Gibson de Filipe Albuquerque, Fabio Scherer e Phil Hanson.

Num fim de semana onde pairavam as dúvidas sobre o real desempenho dos Hypercars, a Toyota ditou o ritmo ao colocar os dois GR010 na 1ª linha da grelha. Na prova propriamente dita, a juventude dos novos Hypercars criou alguma incerteza quanto ao resultado final: tanto os GR010, como o Alpine A480 (André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere) sofreram alguns percalços no decorrer das 6 horas de prova. No final, o Toyota GR010 nº8, entregue a Buemi, Hartley e Nakajima, acabaria por superar os seus adversários directos, beneficiando do menor consumo de combustível do GR010 e de um furo no Alpine A480 (que havia assumido a liderança) durante a última hora de prova.

Quanto ao GR010 nº7, partilhado por “Pechito” López, Mike Conway e Kamui Kobayashi, viria a terminar no degrau mais baixo do pódio, perdendo uma volta após uma saída de pista provocada por uma falha de travões. Na 4ª posição terminou o melhor dos LMP2, o Oreca 07-Gibson nº22 da United Autosports, entregue a Filipe Albuquerque, Fabio Scherer e Phil Hanson. Apesar de se imiscuírem entre os Hypercars durante o Prólogo, os LMP2 foram claramente batidos pelas viaturas de classe principal, terminando a 1 volta dos vencedores. António Félix da Costa foi o 2º classificado desta classe, a bordo do Oreca 07-Gibson nº38 da JOTA.

Nos GTE-Pro, a Porsche dominou por intermédio do 911 RSR nº92 de Kevin Estre e Neel Jani, batendo o Ferrari 488 GTE Evo nº51, partilhado por Alessandro Pierguidi e James Calado. Na derradeira posição do pódio terminou mais um Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse, desta feita entregue a Daniel Serra e Miguel Molina. Entre os GTE-Am, triunfo para Ferrari 488 GTE Evo da François Perrodo, Alessio Rovera e Nickas Nielsen, suplantando o Aston Martin Vantage da TF Sport (Felipe Fraga, Ben Keating e Dylan Pereira) e o Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse (Roberto Lacorte, Giorgio Sernagiotto e Antonio Fuoco).