BMW de regresso a Le Mans em 2024
29 Julho 2022 - José Soares da Costa

Após o anúncio do seu regresso à Endurance, a BMW confirmou agora a sua participação na edição de 2024 do Campeonato do Mundo de Endurance em 2024. Complementando a aposta no IMSA, delineada para a temporada de 2023, este programa “mundialista” irá contemplar o regresso da marca bávara a um palco onde conquistou um dos seus maiores triunfos desportivos: as 24 Horas de Le Mans.

25 anos após o triunfo nas 24 Horas de Le Mans, numa emocionante edição de 1999 marcada pelos Mercedes CLR “voadores” e as peripécias dos Toyota GT-One, a BMW regressa ao traçado de La Sarthe para discutir a vitória na classificação geral com a Toyota, Peugeot, Ferrari, entre outros construtores. Para além desta presença, a marca bávara irá também competir nas restantes provas do FIA WEC, apontando à conquista dos títulos mundiais.

Para Franciscus van Meel, CEO da divisão M da BMW, “competir pela vitória à geral numa prova clássica como Le Mans e no Campeonato do Mundo de Endurance é desafio excitante para a BMW M Motorsport”. O novo BMW M Hybrid V8 irá realizar a sua estreia competitiva nas 24 Horas de Daytona de 2023, ano em que irá competir na totalidade do calendário no IMSA.

Connor De Phillippi e Sheldon van der Linde efectuaram os primeiros quilómetros de teste ao volante do BMW M Hybrid V8, no Autodromo Riccardo Paletti (próximo da sede da Dallara, empresa responsável pelo desenvolvimento do chassis do LMDh bávaro), no passado dia 26 de Julho. Quanto aos pilotos escolhidos para o programa desportivo da BMW, estes serão anunciados em momento oportuno.