Eduardo Freitas assume Direcção de Prova da F1
Com a conclusão das investigações conduzidas após o Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021, a Federação Internacional do Automóvel optou pela implementação de uma nova Direcção de Prova, profundamente revista, no Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Michael Masi, o principal visado desta investigação, não permanecerá como Director de Prova da Fórmula 1.
Com o arranque dos testes de pré-temporada em Barcelona, a Direcção de Prova na Fórmula 1 será alternada entre o português Eduardo Freitas, actual Director de Prova do Campeonato do Mundo de Endurance e Niels Wittich, ex-Director de Prova do DTM. Pela 1ª vez, um português assumirá “as rédeas” da Fórmula 1, desta feita por intermédio de um dos nomes mais conhecidos e respeitados do automobilismo internacional. Para além deste duo, a Direcção de Prova contará com o apoio de Herbi Blash, antigo braço direito de Charlie Whitting, que assumirá a função de Conselheiro Sénior permanente.
Para além desta nova Direcção de Prova, a FIA introduziu também um novo Controlo de Corrida Virtual, com responsabilidades semelhantes ao VAR do futebol internacional, que auxiliará directamente a Direcção de Prova nos momentos mais críticos de cada Grande Prémio. Relativamente às comunicações directas entre a Direcção de Prova e os Team Managers de cada equipa, as mesmas encontram-se proibidas a partir desta nova temporada.