Nasser Al-Attiyah triunfa no Dakar!
15 Janeiro 2022 - José Soares da Costa

Com um desempenho notável a bordo da Toyota Hilux T1+ da Toyota Gazoo Racing, a dupla Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel conquistou o 4º triunfo no Dakar. Trata-se do 2º triunfo da marca nipónica na mítica prova de Todo-o-Terreno, a que se somou o 3º lugar conquistado por Yazeed Al-Rajhi, numa Hilux do Overdrive Racing. No degrau intermédio do pódio terminou Sebastien Loeb, o melhor “não-Toyota” com o BRX Hunter da britânica Prodrive.

Consistência foi a palavra de ordem de Nasser Al-Attiyah ao longo desta edição do Dakar, a que se somou a fiabilidade demonstrada pela nova Hilux T1+. Apesar dos inúmeros ataques protagonizados por Sébastien Loeb e da penalização suspensa devido a um percalço com o “data logger” durante a 1ª semana de prova,  Al-Attiyah logrou conservar uma vantagem de cerca de meia hora que lhe assegurou o triunfo na derradeira fase do Dakar 2022. Por sua vez, Loeb viu-se prejudicado por um problema técnico na 3ª etapa (ficando apenas com tracção nas rodas dianteiras) que o fez perder meia hora, deitando por terra qualquer ambição de triunfo.

Yazeed Al-Rajhi completou o pódio desta edição do Dakar, superando o BRX Hunter do argentino Orlando Terranova e entregando à Overdrive Racing o seu melhor resultado de sempre na dura maratona do Todo-o-Terreno. Destaque ainda para os estreantes e inovadores Audi RSQ E-tron, que se viram prejudicados por problemas de fiabilidade e juventude. Apesar disso, Carlos Sainz e Mattias Ekstrom conquistaram dois triunfos em etapas, confirmando o potencial das viaturas germânicas. Relativamente aos portuegueses, Paulo Fiuza navegou Vaidotas Zala até ao 11º lugar e Miguel Barbosa terminou a prova saudita na 35ª posição.

Quanto às restantes categorias, se nas motos Sam Sunderland conquistou o triunfo para as cores da Gas Gas, entre os camiões a Kamaz dominou em toda a linha, tendo Dmitry Sotnikov assegurado o degrau mais alto do pódio. Quanto aos quads, Alexandre Giroud levou a melhor sobre os seus adversários aos comandos da Yamaha YFZ 700.