Peugeot Sport prepara estreia do 9X8
Com a entrada do novo ano, o Team Peugeot TotalEnergies ultima o desenvolvimento do Peugeot 9X8 para a sua estreia no Campeonato do Mundo de Endurance. A inscrição de duas viaturas para a temporada de 2022 confirmou as intenções da equipa francesa, que prossegue com os testes em Motorland Aragón durante o mês de Janeiro. No entanto, uma dúvida permanece por esclarecer: contará o Peugeot 9X8 com uma asa traseira na sua derradeira especificação?
De acordo com a marca francesa, o programa de desenvolvimento do novo Hypercar manteve-se fiel ao seu calendário inicial, tendo completado as seguintes etapas: testes num dinamómetro do novo V6 biturbo em Abril, a que se seguiu o 1º teste num banco de ensaios da unidade motor-gerador de 200kW em Novembro, a assemblagem/teste da transmissão de 4 rodas motrizes durante o mês de Dezembro e a estreia do 9X8 num circuito, no final de Dezembro.
De acordo com as palavras de Olivier Jansonnie, director técnico da Peugeot Sport, os cálculos em túnel de vento confirmam a validade da opção tomada (ausência de asa traseira), encontrando-se agora a equipa francesa a ultimar a especificação aerodinâmica com que irá competir até 2025, data até a qual a homologação do 9X8 permanecerá congelada. Relativamente à versão originalmente apresentada, a última iteração do 9X8 (actualmente em testes) incorpora um conjunto de apêndices aerodinâmicos sobre as rodas traseiras, de modo a incrementar a carga aerodinâmica gerada sobre este ponto da carroçaria.
O Team Peugeot TotalEnergies não irá competir na primeira prova da temporada de 2022 do FIA WEC, escalonada para o traçado norte-americano de Sebring. Dado que a equipa francesa encontra-se obrigada a competir noutra prova, caso queira participar nas 24 Horas de Le Mans, a estreia do 9X8 irá ocorrer nas 6 Horas de Spa-Francorchamps.