Porsche apresenta novo 963 LMDh
26 Junho 2022 - José Soares da Costa

A Porsche Penske Motorsport desvendou o seu novo Sport Protótipo, elaborado em parceria com a Multimatic segundo os regulamentos LMDh, em vigor no IMSA WeatherTech SportsCar e no Campeonato do Mundo de Endurance da FIA. A equipa norte-americana irá colocar duas unidades oficiais em pista em cada um destes campeonatos ao longo de 2023. Para além da formação oficial, duas equipas privadas foram também anunciadas: a norte-americana JDC-Miller e a britânica JOTA Sport.

Numa apresentação no Goodwood Festival of Speed recheada de secretismo, o novo Porsche 963 foi finalmente revelado ao público. Apesar de já ter cumprido cerca de 7889 quilómetros de teste durante a primeira metade de 2022, o novo Sport Protótipo com cerca de 680 cavalos de potência necessita ainda de trabalho adicional até à sua estreia oficial, agendada para as 24 Horas de Daytona de 2023.

A nova aposta do construtor germânico irá suceder os vitoriosos 917, 935, 956, 962 e 919 Hybrid, facto esse que coloca um peso adicional na equipa de desenvolvimento deste novo modelo. A homologação final decorrerá durante o próximo Outono e em cima da mesa encontra-se também uma potencial participação não-competitiva nas 6 Horas do Barein, a disputar em Novembro.

No leque de pilotos escolhidos para este programa desportivo, de realçar a presença de algumas caras conhecidas do seio da família Porsche: Kévin Estre, Michael Christensen, André Lotterer (que irá retirar-se da Fórmula E no término da presente temporada), Laurens Vanthoor, Matt Campbell e Mathieu Jaminet. Para além destes nomes familiares, novas caras integram também o ambicioso projecto germânico: Dane Cameron e Felipe Nasr. A Porsche Penske Motorsportirá anunciará futuramente o nome dos restantes pilotos que irão integrar a formação germânica nas provas de Daytona, Sebring e Petit Le Mans.

O Porsche 963 é baseado num chassis LMP2, de acordo com os regulamentos delineados para a classe LMDh. Um novo chassis foi desenvolvido pela empresa canadiana Multimatic, segundo as especificações do construtor germânico. Relativamente ao sistema híbrido, Bosch, Williams Advanced Engineering e Xtrac irão contribuir com os respectivos componentes. O motor V8 de 4.6 litros, biturbo que irá propulsionar o novo 963 é baseado na unidade utilizada quer no Porsche 918, quer no vitorioso Porsche RS Spyder LMP2.

Um total de quatro unidades oficiais serão preparadas, sujeitas a supervisão em duas bases distintas: Mannheim, Alemanha (dedicada ao FIA WEC) e Mooresville, EUA (focada inteiramente no IMSA). Para além da formação oficial, a Porsche confirmou também a disponibilização do 963 a duas formações privadas: JDC-Miller (a qual irá competir no norte-americano IMSA) e a JOTA Sport (que ascenderá da categoria LMP2 para o patamar mais elevado da Endurance).