Kalle Rovanpera vence Rally de Portugal!
O finlandês Kalle Rovanpera regressou aos triunfos no Mundial de Ralis, após um domínio avassalador no Vodafone Rally de Portugal. O impressionante ritmo demonstrado na 2ª etapa foi decisivo para carimbar o triunfo, terminando a prova com uma vantagem superior a 50 segundos. Dani Sordo e Esapekka Lappi terminaram nas restantes posições do pódio, conquistando pontos vitais para a Hyundai Motorsport.
Partindo da 2ª posição devido à classificação geral do Campeonato de Pilotos, Kalle Rovanpera poderia ser, teoricamente, prejudicado durante as passagens iniciais nas classificativas. No entanto, nem mesmo a dura tarefa de “limpeza” foi suficiente para impedir um desempenho sem mácula do jovem piloto finlandês. No final da 1ª etapa, Rovanpera já liderava…mas seria a sua prestação durante a 2ª que viria a marcar a diferença.
Na 1ª classificativa do dia, Vieira do Minho 1, Rovanpera somou 12.8 segundos de diferença relativamente a Dani Sordo, o 2º classificado. Na classificativa seguinte, Amarante 1, voltou a dilatar essa mesma diferença para mais de 4 dezenas de segundos. Estava encontrado o vencedor da edição de 2023 do Vodafone Rally de Portugal! A partir desse momento, Rovanpera limitou-se a gerir a sua vantagem até ao final da prova, terminando-a com 54.7 segundos de diferença relativamente ao piloto espanhol da Hyundai.
A luta pela 2ª posição foi, deste modo, o principal foco competitivo da prova portuguesa: Sordo, Lappi e Neuville discutiram entre si as posições do pódio, chegando à derradeira etapa separados por escassos 13.4 segundos. No entanto, o destino voltou a ser madrasto para Thierry Neuville: após o abandono no Rally da Croácia após um toque, um problema no turbo do i20 Rally1 iria hipotecar qualquer bom resultado em Portugal, terminando num distante 5º lugar. Na frente, Sordo logrou terminar na frente de Lappi, acumulando pontos decisivos na luta pelo título de Construtores para as cores da Hyundai. Ott Tanak, apesar de ter chegado a liderar durante a 1ª etapa, viu-se a braços com diversos problemas no Ford Puma Rally1, terminando a prova lusitana num modesto 4º lugar.
Entre os WRC2, a vitória foi alcançada por Gus Greensmith após um golpe de teatro: Oliver Solberg chegou ao final da 2ª etapa com uma liderança confortável na categoria: 35.8 segundos. Na derradeira classificativa, Lousada, efectuou dois piões, para gáudio dos adeptos. No entanto, acabaria por ser penalizado em 60 segundos, dado que esta manobra encontra-se proibida pelos regulamentos da FIA. Dando tudo por tudo até ao final do Rally de Portugal, Solberg foi reduzindo paulatinamente a diferença que o separava de Gus Greensmith, também ele a braços com problemas na direcção assistida. Na derradeira classificativa, o Powerstage em Fafe, o piloto britânico logrou terminar na 1ª posição…por uns escassos 1.2 segundos!