WEC revela inscrições para 2023
11 Janeiro 2023 - José Soares da Costa

A temporada de 2023 promete ser recheada de motivos de interesse na Endurance. O Campeonato do Mundo de Resistência desvendou as equipas inscritas, tendo o maior destaque recaído sobre o número de participantes na classe principal: 13 equipas. Ao todo, um total de 38 formações confirmaram a sua inscrição, repartindo-se pelas 3 categorias disponíveis: Hypercar, LMP2 e LMGTE Am.

Ao contrário de 2022, onde contou com apenas 4 construtores (Toyota, Glickenhaus, Alpine e Peugeot) e 6 formações inscritas, em 2023 o FIA WEC contará com um total de 7 construtores na classe Hypercar: Cadillac, Toyota, Ferrari, Glickenhaus, Peugeot, Porsche e Vanwall. No caso da Porsche e Ferrari, com fim de ciclo dos seus programas LMGTE Pro, as suas formações de pilotos foram promovidas à classe principal. Um total de 13 equipas irão disputar o título mundial, contando estas com alguns nomes surpreendentes, tais como Jacques Villeneuve e Antonio Giovinazzi.

Relativamente à classe LMP2, com a promoção de algumas formações à classe principal (Penske Motorsport e JOTA) e a “descida de divisão” de outras (Alpine), o número total de inscritos mantém-se num valor assinável: 11 equipas. Entre as principais candidatas ao triunfo, o destaque recai sobre a United Autosports, Prema, WRT, Alpine e JOTA. Quantos aos LMGTE Am, um total de 14 equipas responderam à chamada, naquela que será a derradeira temporada dos GTE.  AF Corse, Corvette Racing, Dempsey-Proton e Iron Lynx são alguns dos nomes de relevo

De realçar ainda o eclético calendário de 2023 do FIA WEC, que contará com uma visita a Portugal. Um total de 7 provas serão disputadas, repartidas pelos 4 cantos do globo: Portimão, Sebring, Spa-Francorchamps, Le Mans, Monza, Fuji e Bahrein. A temporada de 2023 será marcada ainda pela edição do centenário das 24 Horas de Le Mans, cujos bilhetes para o público em geral já se encontram esgotados!