Honda diz adeus à F1!
5 Dezembro 2008 - José Soares da Costa

A Honda anunciou hoje a sua retirada da F1, com efeitos imediatos, suportando a estrutura actual até Março, de modo a conseguir um comprador para a equipa. O comunicado da Honda foi curto e simples:

“A Honda chegou à conclusão de que iremos cessar todas as actividades relativas à Fórmula 1, fazendo de 2008 nosso último ano como competidores. Esta difícil decisão foi tomada devido à forte quebra sentida nos nossos negócios, que tem como causa principal a crise financeira global, que como se sabe é motivada pelo grave problema económico que os EUA enfrentam”. “A empresa precisa garantir a sustentabilidade do seu core business, a construção e venda de automóveis. A recuperação deverá levar tempo e, por isso a Honda decidiu tomar medidas que sirvam para reagir face à crise. Entre elas, está o final da nossa participação na F1.”

Este é o fim de uma equipa que, apesar do potencial, nunca conseguiu atingir os seus objectivos…as suas únicas vitórias vieram pelas mãos de John Surtees, no GP de Itália de 1967 (na primeira investida da Honda como construtor, nos anos 60) e  Jenson Button, no GP da Hungria de 2006 (na segunda fase, que começou no mesmo ano, com a compra da BAR).

As principais baixas são Jenson Button (que tinha contrato para 2009) , Rubens Barrichello, Bruno Senna e Lucas Di Grassi (que lutavam pelo 2º lugar na equipa), além de Ross Brawn e Nick Fry (principais líderes da equipa).

Até sempre Honda…

http://www.youtube.com/watch?v=lMRZVmumyjU