Carlos Sousa com novo Great Wall Haval
O piloto português Carlos Sousa estará presente no próximo Dakar sul-americano com um renovado Great Wall Haval H8, máquina que continuará com a mesma base mecânica (oriundo do BMW X3CC) mas cujo visual reflectirá o restyling efectuado no modelo chinês. Christian Lavieille será o novo companheiro de equipa de Carlos Sousa, substituindo o chinês Zhou Yong.
Com a saída de Zhou Yong para um dos MINI All4Racing da X-Raid, o segundo Great Wall Haval H8 ficou livre para uma nova aposta da marca chinesa. A escolha recaiu naturalmente sobre o francês Christian Lavieille, piloto com algum palmarés e experiência prévia na dura prova sul-americana.
Após dois 6º lugares consecutivos, entre as edições de 2012 e 2013, o construtor chinês pretende aproveitar a imagem que adquiriu com as anteriores participações no Dakar, reforçando também o seu programa desportivo para o futuro próximo. Esta será a 5ª participação da equipa chinesa no Dakar sul-americano, num ano em que as especiais serão mais longas, colocando à prova a resistência das equipas e viaturas.
A Great Wall parte motivada para a América do Sul, após terem conquistado a vitória no China Grand Rally, prova que contou com cerca de 300 viaturas e que percorreu aproximadamente 6000 km em território chinês.