Hamilton “entrega” vitória a Rosberg
25 Maio 2015 - José Soares da Costa

O Grande Prémio do Mónaco ficou marcado pelo controvérsia no seio da Mercedes: com uma aposta errada numa paragem adicional para Lewis Hamilton, a equipa germânica entregou a vitória de “bandeja” a Nico Rosberg e perdeu uma dobradinha no mítico traçado monegasco. Sebastian Vettel dividiu os dois Mercedes na final da Grande Prémio, beneficiando também da caricata situação protagonizada pela Mercedes.

Com Lewis Hamilton a partir da pole position e fruto do reduzido número de ultrapassagens que o Grande Prémio de Monte Carlo normalmente proporciona, todas as apostas recaiam numa vitória praticamente certa do piloto britânico da Mercedes. O exemplar arranque reforçou esse sentimento, tendo Lewis Hamilton dominado a corrida a seu belo prazer, apesar de alguns problemas com os travões do Mercedes W06.

O seu colega de equipa, Nico Rosberg, rodava na 2ª posição mas não apresentava ritmo suficiente para incomodar o Hamilton. Além disso, o piloto germânico tinha em Sebastian Vettel uma real ameaça ao degrau intermédio do pódio. No entanto, tudo mudou com o acidente protagonizado por Max Verstappen, na 63ª volta. O jovem piloto holandês tentou ultrapassar o Lotus de Romain Grosjean, mas acabou por tocar no monolugar do piloto francês, embatendo a alta velocidade nas barreiras da curva de Ste Dévote.

O Safety Car foi chamado a intervir e foi neste preciso momento que a Mercedes reagiu a uma ameça…que nunca chegou a existir. Antevendo uma paragem do Ferrari de Sebastian Vettel, a Mercedes chamou Lewis Hamilton às boxes para uma trocas de pneus. Mesmo tendo cerca de 20 segundos de distância relativamente a Rosberg e Vettel, o piloto britânico saiu das boxes atrás dos seus dois adversários. E a suposta paragem de Vettel? Segundo James Allison, a escuderia italiana nunca teve prevista qualquer troca de pneus para o piloto alemão.

Com 7 voltas para cumprir até ao final do Grande Prémio, Hamilton tentou tudo para ultrapassar Vettel, sem qualquer tipo de sucesso. Nem mesmo os pneus super-macios do Mercedes W06 foram suficientes para superar o Ferrari F15T, com pneus macios gastos. Enquanto isso, Nico Rosberg afastava-se progressivamente do duo que rodava atrás de si, terminando o Grande Prémio com uma vitória “caida do céu”. O piloto alemão alcançou também o 1º hat-trick de vitórias no Mónaco desde a época de ouro de Ayrton Senna.

Atrás de Hamilton surgiu outra surpresa “arriscada”: Daniel Ricciardo também parou durante o periodo de Safety Car e montou pneus super-macios. Fruto dessa estratégia, Ricciardo conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen na pista e num exemplar jogo de equipa, viu Daniil Kvyat deixá-lo ultrapassar para tentar alcançar o pódio. No entanto, dado o insucesso deste último objectivo, Ricciardo acabaria mesmo por devolver a posição ao jovem piloto russo após ordens da equipa.

Sérgio Pérez foi o 7º classificado nesta Grande Prémio, atrás das duplas da Mercedes, Ferrari e Red Bull, sendo o melhor dos restantes. Com uma boa gestão de pneus, o piloto mexicano bateu o Mclaren-Honda de Jenson Button, 8º classificado neste Grande Prémio. Os dois últimos lugares pontuáveis foram ocupados pelo Sauber de Felipe Nasr e pelo Toro Rosso de Carlos Sainz.