Citroen Racing domina na Eslováquia
Numa temporada dominada pelos Citroen C-Elysée, a tendência voltou a repetir-se no Slovakia Ring, palco da jornada eslovaca do WTCC. Se Yvan Muller não teve concorrência na primeira prova do fim de semana, Sébastien Loeb teve em Gabriele Tarquini um adversário bastante aguerrido, sem vontade de ceder a primeira posição. Já Tiago Monteiro teve uma exibição discreta ao longo do fim de semana, voltando no entanto a pontuar.
Após uma sessão de qualificação onde ficou patente qual seria o desfecho deste fim de semana, a primeira prova do fim de semana acabou por ser completamente dominada pelos Citroen. O francês Yvan Muller saltou para a liderança da prova e sem que permitisse qualquer ataque por parte dos seus adversários, rumou para uma vitória “sem espinhas”.
Atrás de Muller, José Maria Lopez e Sébastien Loeb discutiam entre si o lugar intermédio do pódio. No entanto, após uma primeira volta com alguma emoção, os dois pilotos não alteraram posições até ao final desta prova. O primeiro piloto “não-Citroen” acabaria por ser Robert Huff, a uns distantes 12 segundos do vencedor Yvan Muller. Quanto a Tiago Monteiro, terminou na 8ª posição: apesar de ter efectuado um bom arranque, o piloto português apenas conseguir suplantar Norbert Michelisz quando este saiu de pista.
A segunda corrida do fim de semana eslovaco foi, à semelhança da primeira prova, dominada pela Citroen. Com a grelha invertida, Gabriele Tarquini partiu da pole position mas logo após o arranque, Sébastien Loeb colocou pressão sobre o piloto italiano. O experiente piloto da Honda não cedeu aos ataques iniciais de Loeb, sendo apenas ultrapassado na 3ª volta.
José Maria Lopez e Yvan Muller aproveitaram a deixa do seu colega de equipa e à semelhança de Sébastien Loeb, ultrapassaram o Honda de Gabriele Tarquini. A partir desse momento, Loeb distanciou-se e Muller ainda tentou ultrapassar “Pechito” López, sem sucesso.
O melhor entre os restantes acabaria por ser mesmo Gabriele Tarquini, na 4ª posição. Sem qualquer oposição, o piloto italiano veria Hugo Valente terminar atrás de si, a 4 segundos de distância. Quanto a Tiago Monteiro, o piloto português não teve o melhor arranque para esta prova e perdeu uma posição para o Chevrolet Cruze de Tom Coronel. Com a ultrapassagem ao piloto holandês, Monteiro viu-se novamente em luta com Norbert Michelisz, tal como na 1ª corrida.
Um toque entre os dois pilotos na 10ª volta deixou-os pressionados por Tom Coronel e Nestor Girolami. O piloto português defendeu-se com sucesso dos ataques de Tom Coronel e ainda tentou ultrapassar Michelisz na última volta, sem sucesso. Desta forma, Tiago Monteiro terminou a prova na 9ª posição, um resultado modesto que encerrou um fim de semana onde o piloto português não conseguiu encontrar o melhor acerto para o seu Honda Civic.