Ramalho/Fonseca: Duelo na Rampa de Cerveira
28 Agosto 2015 - José Soares da Costa

Cerveira recebe a próxima prova, a sexta, do Campeonato Nacional de Montanha, prova que vai integrar uma cerimónia de apoio à floresta portuguesa. O Campeonato Nacional de Montanha (CNM) está ao rubro. Neste momento Rui Ramalho (Juno CN09) detém 115 pontos, mais 16 do que João Fonseca (Norma M20FC), que foi quem ganhou mais vezes, batendo o adversário do Juno por três vezes. Ramalho, por seu lado, foi o vencedor absoluto por duas e aposta nesta rampa, para equilibrar o número de vitórias e de pontos.

Quem certamente estará a rezar por mau tempo é Tiago Reis, pois o traçado de Cerveira, se húmido, seria sopa no mel para a tração integral e para os muitos cavalos do Ford Fiesta RS. Reis está no terceiro lugar absoluto e é o comandante, pode dizer-se incontestado, da Categoria 3. No entanto, as previsões não apontam para que assim seja.

Na Categoria 2 Edgar Reis (Porsche 997 GT3) é o primeiro classificado e certamente vai ter a tarefa um pouco mais simplificada. Joaquim Teixeira (Porsche 997 GT4) não vai alinhar, pois o carro não vai ficar pronto a tempo e a oposição (em termos de campeonato) vai ser protagonizada por Manuel Correia (Skoda Fabia S2000). Nos Clássicos da Categoria 4 temos já um vencedor anunciado: Mário Mesquita em Datsum 1600 SSS. Como único inscrito, basta-lhe alinhar…

Os fogos devastaram o Alto-Minho e a zona entre Covas e Sopo (Vila Nova de Cerveira) não escapou, pelo que as imagens da rampa, este ano vão ser maioritariamente em tons negros. Por isso mesmo o Clube Aventura do Minho (CAMI), organizador da prova e a Associação de Pilotos de Automóvel de Montanha (APPAM) vão colocar na terra duas sementes de Quercos- faginea, mais conhecido por Carvalho Português, como forma de combater o flagelo dos fogos.

Desta forma, clube organizador e pilotos pretendem lançar uma mensagem de apoio à floresta tradicional portuguesa. A cerimónia vai ter lugar na zona da partida, em Covas, antes da primeira subida de prova, pelas 09.30 horas de Sábado, dia 29 de Agosto.

Horários

10.00 – 1ª Subida treinos oficiais

11.00 – 2ª Subida treinos oficiais

12.00 – 1ª Subida oficial

13.00 – 2ª Subida Oficial

14.00 – 3ª Subida Oficial