F1 – FIA adiada novo sistema
21 Março 2009 - José Soares da Costa

O sistema de pontuação que traria novidades na atribuição do título mundial do Campeonato do Mundo de F1 irá ser adiado até 2010, segundo a própria FIA. Devido ao elevado número de críticas recebidas por parte de pilotos e equipas, a Max Mosley não teve outra opção senão voltar atrás.

Tendo em conta que a FOTA havia proposto um sistema alternativa ainda antes da proposta da FIA, a resposta da equipa a esta alteração dos regulamentos por parte da FIA não se fez esperar, numa coro bastante ruídoso. Pilotos como Fernando Alonso e equipas como a Mclaren e Ferrari não hesitarem em mostrar-se contra o novo sistema de atribuição do título, chegando mesma a apelidá-lo como o fim da F1.

Visto que a proposta era baseada no ainda mais polémico sistema de medalhas, proposto à alguns meses por Bernie Ecclestone, a polémica instalou nestes últimos dias. Devido à união existente entre as equipas, no seio da FOTA (cuja única voz dissonante foi Flavio Briatore, por motivos políticos…),  a FIA não teve outra alternativa senão voltar ao sistema de pontuação anterior.

Este acontecimento, parecendo inofensivo, deixa à vista a fragilidade da Federação, algo que já não se assistia desde 1982, com a célebre greve dos pilotos em Kyalami. Tal pode levar a futuros acontecimentos semelhantes no futuro, podendo-se estar a caminhar para uma batalha de poder entre FIA e FOTA, tal como se assistiu no início dos anos 80.

O futuro nos dirá se tal será verdade…