WTCC – Seat invencível no México
23 Março 2009 - José Soares da Costa

Com duas vitórias em Puebla, a Seat consegue manter o pleno no WTCC, no que já se anteve ser uma época “aborrecida”, tal é o domínio dos carros espanhóis. Enquanto Rickard Rydell venceu a primeira prova, Yvan Muller triunfou na segunda, sem que os seus adversários pudessem responder.

Na primeira prova, Rickard Rydell conseguiu levar a vitória para casa depois de uma intensa batalha com Augusto Farfus, que viu o seu BMW com maior andamento do que o registado em Curitiba e aproveitando para incomodar os Seat. Em terceiro ficou Andy Priaulx, que nos momentos finais da prova tratou de incomodar o seu “companheiro de marca”, aumentado a pressão sobre o brasileiro Farfus.

Quanto a Tiago Monteiro, envolveu-se num incidente com Sergio Hernandez, depois de já ter chegado ao quarto lugar e que terminou com as esperanças de um bom resultado. Desta feita, o português terminou apenas no décimo primeiro lugar, lugar que lhe hipotecava qualquer bom resultado na segunda prova do dia.

Na segunda corrida, depois de um arranque fulgurante, Jordi Gené e Jorg Muller passaram para as primeiras posições da prova, com o alemão a revelar-se bastante rápido. No entanto, após dois toques com Gabriele Tarquini, Muller viu-se bastante atrasado e definitivamente fora dos pontos.  Yvan Muller e Andy Priaulx passaram então a ser os maiores perseguidores de Gené, que acabou por ser ultrapassado por estes na oitava volta.

Assistiu-se então à disputa entre o francês e o inglês pela vitória, sem que o BMW 320Si do segundo tivesse capacidade para contrariar a aceleração do Seat Leon TDI do primeiro. Não conseguindo ultrapassar no “miolo” da pista, mesmo sendo mais rápido, Priaulx teve que se contentar com o segundo lugar, enquanto Yvan Muller completou o domínio da Seat na prova mexicana. Rickard Rydell levou outro Leon TDI ao terceiro lugar do pódium. Quanto a Tiago Monteiro, voltou a ter problemas durante a prova, desistindo da mesma.

Deixamos-vos com um vídeo da prova, filmado pelo site Puebla On-line e disponibilizado no Youtube.