WRC – Testes em Portugal
31 Março 2009 - José Soares da Costa

Realizou-se ontem uma série de testes de âmbito oficial, de preparação para o Rali de Portugal. Entre os principais protagonistas desta sessão de testes, de destacar a presença de Bruno Magalhães, Armindo Araújo, Bernardo Sousa, Petter Solberg, Nasser Al-Attiyah, Nuno Barroso Pereira, Martin Prokop e Simone Bertolotti.

Os testes foram realizados no troço de Santana da Serra, em condições semelhantes às que serão encontradas pelas equipas no Vodafone Rali de Portugal.No que concerne o melhor piloto português actualmente, Armindo Araújo, este teste serviu sobretudo para ultimar a sua preparação para o “nosso” Rali, prova fulcral na sua caminhada no PWRC deste ano.

Relativamente a Bruno Magalhães, o teste teve como principal objectivo a adaptação aos pneus da Pirelli, obrigatórios para todos os participantes do WRC, PWRC e JWRC.Quanto a Bernardo Sousa, a Procar trouxe até Portugal o novo Abarth Grande Punto S200 que estará ao dispor do madeirense a partir deste Rali e que ainda se encontrava em fase de finalização da montagem, 0 que obrigou a um trabalho extra por parte da equipa.

Petter Solberg testou no referido troço, mas já no fim do dia e com poucas equipas presentes na altura, fazendo as últimas afinações ao Citroen Xsara WRC. Nasser Al-Attiyah por sua vez, contou com a estrutura da Prodrive, que esteve presentou para efectuar os últimos ajustos ao novo Impreza N15 e mostrou que o piloto encontra-se preparado para andar nos primeiros lugares do PWRC.

Martin Prokop foi pouco feliz, devido a uma necessidade de mudar a suspensão da sua viatura, o que levou a incapacidade em encontrar as afinações ideais para a prova. O seu colega de equipa, Simone Bertolotti também esteve presente no troço, afinando o seu Suzuki Swift S1600 e adaptando-se a esta sua nova montada, o primeiro S1600 que tem oportunidade de guiar. Além disso, é a primeira vez que correrá em Portugal, tornando a sua tarefa bastante complicada.

Finalmente, Nuno Barroso Pereira, ficou bastante satisfeito com os testes com o novo Impreza N2009, sendo cerca de 1 segundo por Km mais rápido do que o seu antigo Abarth Grande Punto.

Deixamos-vos com alguns vídeos destes testes, filmados por João Luz e editados por Nuno Fontainhas, membros do fórum Ralis a Sul.