WRC – É a hora de Portugal!
1 Abril 2009 - José Soares da Costa

Está de volta o “nosso” Rali! Parte para a estrada a partir de amanhã o Vodafone Rali de Portugal, a realizar-se na região Sul do pais, depois de uma bem sucedida mudança do Norte e que levou a prova de volta ao Mundial. Ao contrário das primeiras provas de 2009 do WRC, que foram marcadas por um número bastante reduzido de participantes (pouco mais de 30), o Rali de Portugal contará com cerca de 75 pilotos inscritos, variando entre o WRC, PWRC e JWRC.

No que concerne o WRC, o principal destaque será para o duelo entre a Citroen e a Ford, com Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen a serem os principais pontas de lança das duas equipas. No entanto, não é de estranhar que os seus colegas de equipa, Dani Sordo e Jari-Matti Latvala possam assumir um maior protagonismo no decurso do Rali. A Ford e a Citroen apresentarão em Portugal as suas mais recentes evoluções ao nível de motor e chassis.

Petter Solberg contará com o seu fiável Citroen Xsara WRC, enquanto que na Stobart, Mathew Wilson e Henning Solberg serão os cavaleiros de serviço, nos seus Ford Focus WRC. A Citroen também conta com o seu Junior Team, composto por Evgeny Novikov e Conrad Rautenbach, ao volante dos seus C4 WRC. Por fim, a Munchi também estará presente em Portugal, com Frederico Villagra. O maior destaque, no entanto, vai para o regresso de Marcus Gronholm, ao volante do que seria a sua viatura de 2009, caso a Subaru não tivesse saido do WRC.

Quanto ao PWRC, o destaque irá para o duelo protagonizado por Armindo Araújo e Patrick Sandell, podendo Bruno Magalhães intrometer-se entre estes dois. Bernardo Sousa também é um potencial outsider, enquanto Nasser Al-Attiyah e o seu novo Impreza N15 poderão constituir uma importante ameça à liderança da prova. Adruzilio Lopes e Fernando Peres (ainda incerto) poderão também ditar o rumo dos acontecimentos nesta categoria.

Finalmente, no que concerne o JWRC, de destacar a presença Michal Kosciuszko e Simone Bertolotti, ao volante dos Suzuki Swift S1600, os quais deverão ser os principais favoritos à vitória na classe. Além destes pontos de interesse, em Portugal terá inicio o Pirelli Star Driver, o qual contará com diversos pilotos ao volante dos Mitsubishi Lancer EVO X, além do Fiesta Sport International Trophy, que também se iniciará em Portugal.

A RTP e a Antena3 farão a cobertura completa da prova, pelo que não existe qualquer razão para não acompanhar o “nosso” Rali. No que concerne a Antena3, durante o decorrer da prova poderá acompanhar todos os eventos, bastando para isso sintonizar as frequências 101.9 ou 100.7 FM (caso esteja no Algarve) ou então ouvir a emissão através da Internet, seguindo este link.

A RTP1 acompanhará as duas passagens na Super-Especial do Estádio do Algarve (5ª Feira às 18h00 e Domingo às 14h10), além da passagem pela especial de Almodovar 1 e 2 (Sábado às 10h30 e 15h23). Poderá também assistir aos resumos diários da prova no Eurosport, a partir de 6ª Feira e sempre a partir das 22h00.

Além disto,o Direita3 terá disponível um serviço de Live News, onde poderá estar a par das últimas novidades do Rali, a qualquer momento da prova.

Não perca esta prova, que tem tudo para ser emocionante!