Restaurando o Lotus Type 38…
8 Junho 2010 - José Soares da Costa

O Lotus Type 38 é considerado por alguns como o melhor Lotus de sempre…alguns chegam mesmo a afirmar que se trata de uma das viaturas de competição mais importantes de sempre. Criado a partir do génio de Colin Chapman e pilotado pelo genial Jim Clark, o Lotus Type 38 foi um marco nas míticas 500 Milhas de Indianapolis. Introduzindo no “Brickyard” o conceito de motor central, o Type 38 foi a primeira viatura deste tipo a triunfar na prova americana.

Apesar de não ter sido a primeira, nem a última viatura da Lotus a participar nas 500 Milhas, esta foi sem dúvida a que teve maior sucesso, com a vitória de Jim Clark em 1965. O mesmo modelo participou em 1966 (onde ficou no 2º lugar, pelas mãos de Jim Clark) e 1967 (onde desistiu com um motor partido), embora sem o mesmo sucesso. Um pormenor curioso do Type 38 trata-se da suspensão assimétrica, com os braços de suspensão do lado direito a serem mais longos que os presentes no lado esquerdo. Isto deve-se ao facto de a prova decorrer numa oval, maximizando dessa forma a tracção e equilibrando o desgaste entre os pneus direitos da viatura.

O Type 38 foi equipado com motor Ford V8 (com cerca de 500 cavalos), acoplado a um chassis monobloco, evoluindo desta forma dos modelos 29 e 34 que haviam participado previamente nas 500 Milhas. Comparativamente aos Roadsters americanos, tão em voga na época, o Lotus representava um conceito radical, inovador e fresco, que marcou o futuro dos monolugares vencedores em Indianapolis.

Como última nota, a Lotus regressou este ano a Indianapolis, através da KV Racing. Será que veremos um novo chapéu a voar no futuro? Quem sabe…