Vida de mecânico…
Embora a parte mais visível dos desportos motorizados esteja relacionada com os pilotos e as suas façanhas, grande parte do trabalho é feito antes de qualquer evento propriamente dito. Um trabalho árduo de montagem cuidadosa, verificações mecânicas e muitas horas nas oficinas…trabalho esse protagonizado pelos mecânicos de cada uma das equipas, que têm nas suas mãos a responsabilidade de fornecer uma viatura bem construída, segura e competitiva.
O Rali de Espanha, realizado no passado fim de semana, trouxe de novo à ribalta o trabalho destes homens e mostrou que a sua contribuição continua a ser um factor decisivo para as vitórias de cada piloto. Marcado pelo piso misto (o que já não se verificava no Mundial de Ralis desde 2009, no Rali do Chipre), os mecânicos tiveram que alterar as viaturas de uma configuração de terra para outra de asfalto, durante o próprio Rali, obrigando assim a um trabalho extra de mudança de travões, suspensões, pneus, entre outros componentes.
Muitos poderão pensar que tal trabalho levaria um dia inteiro a ser realizado…talvez dois, com alguma calma. Os mecânicos da Citroen Racing mostram que tal trabalho, num Citroen C4 WRC, pode ser realizado em apenas 75 minutos. A confirmação? Poderão visualizar no vídeo acima…a não perder!










