911 GT1: A aventura da Porsche em Le Mans
A Porsche marcou presença nas 24 Horas de Le Mans em diversas ocasiões, seja através de participações em classes menores ou com projectos nas classes com maior destaque mediático. A última vitória à geral da marca germânica data de 1998, ano em que o Porsche 911 GT1 “reinou” no circuito de La Sarthe. Qual foi o caminho seguido pela Porsche até alcançar esse importante resultado?
A extinção do Grupo C e o surgimento do campeonato BPR Global GT levou à criação e adaptação de vários modelos “Gran Touring” para a competição automóvel. Ferrari F40, Porsche 911 GT2 e Mclaren F1 GTR foram alguns dos protagonistas desta nova era onde os GTs ocuparam o palco deixado momentaneamente vago pelos Sport Protótipos.
Apesar da elevada potência do seu Porsche 911 GT2. sobretudo na versão EVO destinada a equipas privadas, a marca germânica enfrentava uma dura oposição. O Mclaren F1 GTR, com o seu potente motor V12 BMW (colocado em posição central) e o chassis em fibra de carbono, elevou os padrões a seguir nesta categoria.
Para competir com o supercarro de Woking, a Porsche criou uma nova viatura do zero, aproveitando o know-how adquirido com os anteriores 956/962. O Porsche 911 GT1 contava com um motor Flat-6 de 3.6 cilindros com dois turbo compressores, montado em posição central a exemplo do Mclaren F1 GTR. Para homologar o 911 GT1 para o BPR, foi necessária a construção de uma viatura de homologação, passível de ser utilizada nas estradas do dia-a-dia.
1996 marcou a estreia oficial do Porsche 911 GT1, tendo a nova aposta de Weissach conquistado o 2º lugar nas 24 Horas de Le Mans, atrás de um TWR Joest WSC95…movido por um motor Porsche! No campeonato BPR, apesar de ter sido autorizado a participar nas corridas, o 911 GT1 não podia conquistar pontos para o campeonato.
Sendo inegavelmente superiores a qualquer viatura presente no pelotão, o novo Porsche 911 GT1 dominou a seu belo prazer as provas disputadas em Brands Hatch e Spa-Francorchamps, pelas mãos do belga Thierry Boutsen e do alemão Hans-Joachim Stuck. Em Zhuhai, Ralf Kelleners e Emmanuel Collard conquistaram uma nova vitória para o 911 GT1.
A entrada em cena do novo Porsche viria a causar uma ruptura no campeonato BPR, levando à criação do campeonato FIA GT para 1997, com o suporte oficial de marcas como a Lotus, Panoz, Mclaren, BMW, Mercedes e Chrysler. No entanto, os novos regulamentos seriam altamente desfavoráveis à Porsche, dando vantagem às viaturas com motores atmosféricas como o Mclaren F1 GTR e o Mercedes CLK-GTR e hipotecando os resultados neste campeonato.
Com este panorama em mente, a Porsche apostaria todas as fichas nas 24 Horas de Le Mans, onde voltaria a enfrentar a dura oposição da TWR Joest. Apesar se encontrar a liderar confortavelmente a prova, um acidente e uma ruptura de uma linha de combustível acabariam por ditar o abandono do 911 GT1 a 6 horas do final.










