Jari-Matti Latvala vence na Suécia
O finlandês Jari-Matti Latvala levou o Volkswagen Polo R WRC à vitória no Rali da Suécia, 2ª prova do Campeonato Mundial de Ralis. Após este rali, Latvala lidera o campeonato, tendo aproveitado o atraso de Sébastien Ogier devido a uma saída de estrada. Andreas Mikkelsen foi o 2º classificado na Suécia, enquanto que na 3ª posição ficou o melhor não-VW em prova, o Citroen DS3 WRC pilotado por Mads Ostberg.
O arranque do Rali da Suécia demonstrou qual seria o cenário nas restantes etapas: a Volkswagen dominou todos os acontecimentos, não dando qualquer hipótese aos seus adversários directos. Andreas Mikkelsen venceu a super especial de abertura da prova sueca, disputada na quinta feira, mas Sébastien Ogier saltou para a liderança da prova no troço inicial do dia seguinte.
A luta entre Mikkelsen e Ogier foi o principal destaque ao longo da 1ª etapa, com os dois pilotos separados por escassos segundos. O piloto norueguês viria a recuperar a liderança na penúltima PEC deste dia, perdendo-a no entanto para o Ogier no derradeiro troço do dia. Ogier terminou a 1ª etapa com 5.7 segundos de vantagem relativamente a Mikkelsen e 12.2 segundos de distância para o VW de Jari-Matti Latvala.
Na 2ª etapa do rali, a liderança mudaria de mãos logo no 1º troço. Sébastien Ogier teve uma saída de estrada, perdendo com isso cerca de 4 minutos e a liderança da prova. Quem aproveitou este desaire foi Andreas Mikkelsen, que retomou então a 1ª posição da prova. Mikkelsen não teve no entanto vida fácil, fruto dos insistentes ataques de Jari-Matti Latvala ao longo do dia. Latvala viria mesmo a beneficiar de uma ligeira saída de estrada de Mikkelsen, alcançando a liderança que não mais largaria até ao final do rali.
Apesar dos problemas de desgaste dos pneumáticos que Latvala ia sentindo ao longo da 2ª etapa, Mikkelsen não foi capaz de ultrapassar o piloto finlandês na classificação geral, terminando o dia a 3.6 segundos de distância. Na 3ª posição encontrava-se o seu compatriota Mads Ostberg, que aproveitando um pião efectuado pelo Ford Fiesta RS WRC de Ott Tanak subiu ao último lugar do pódio.
A Hyundai também esteve em destaque, marcando negativamente esta 2ª etapa. Thierry Neuville e Juho Hanninen bateram e abandonaram ao longo do dia, ficando a marca sul coreana novamente em branco numa prova do Campeonato do Mundo de Ralis. Quem beneficiou com estes abandonos foi Kris Meeke, o 6º classificado no final desta 2ª etapa.
No último dia de prova, Jari-Matti Latvala geriu a sua liderança e confirmou a vitória no Rali da Suécia. O seu mais directo rival, Andreas Mikkelsen, sofreu um toque que danificou o pára-choques dianteiro e o radiador do VW Polo R WRC. Com este incidente, o piloto norueguês perdeu cerca de 25 segundos e ficou com o motor do carro germânico em sobreaquecimento.
Sentindo que poderia alcançar o 2º lugar, Mads Ostberg atacou Andreas Mikkelsen até ao final do rali. O piloto da Volkswagen esteve à altura dos acontecimentos, respondendo ao ataque e segurando a 2ª posição por escassos 5.9 segundos. O melhor representante da M-Sport foi Mikko Hirvonen, 4º classificado a 2m26s de distância do vencedor da prova. Depois do desaire da 2ª etapa, Ogier logrou recuperar até à 6ª posição. No WRC2, Karl Kruuda foi o vencedor ao volante do Ford Fiesta S2000.