2013

24

Rali da Maia

O Rali da Maia, prova organizada pelo Clube Aventura do Minho, foi disputado sobre uma única classificativa (com 4 passagens) delineada no Aeródromo de Vilar de Luz, tendo atraido bastante público e contando com muito espectáculo. Mário Barbosa foi o vencedor do rali, demonstrando a rapidez do Citroen Saxo Kit Car. Bruno Costa e Luís Mota protagonizaram uma animada luta pelos restantes lugares do pódio, tendo terminado em 2º e 3º respectivamente.

Entre os participantes da Prova Extra, Nuno Cardoso e o Mitsubishi Lancer EVO VIII superiorizaram-se a toda a concorrência. Marco Cid também esteve em destaque ao volante do Renault Clio S1600, preparando meticulosamente a sua época de 2014. Daniel Martinez e o seu Skoda Fabia TDI encerraram o pódio nesta categoria.

O Direita3 não perdeu este novo rali disputado no Norte de Portugal, trazendo até aos nossos leitores alguns dos momentos mais interessantes desta prova.

Rali de Viana do Castelo

O Rali de Viana do Castelo, prova organizada pelo Clube Automóvel de Santo Tirso em conjunto com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi para a estrada entre os dias 25 e 26 de Outubro e consagrou Bruno Costa e Ricardo Moura como vencedores das duas categorias em disputa: Campeonato Regional de Ralis Norte e Prova Extra.

Tendo como principal atracção a estreia nacional do Ford Fiesta R5 de João Barros, como viatura “0″ ao longo desta prova, o Rali de Viana do Castelo contou com muito público e bastante espectáculo ao longo das classificativas minhotas. Bruno Costa entrou ao ataque e com a vitória alcançada em Viana do Castelo, diminuiu a diferença pontual para Luís Mota nas contas do Campeonato Regional de Ralis – Norte. Já Ricardo Moura preparou-se da melhor forma para a decisão do título no Algarve, graças à conquista da vitória na Prova Extra.

O Direita3 esteve presente em Viana do Castelo, registando as peripécias e momentos mais importantes deste rali.

Autoclássico & Motorshow

O Autoclássico, considerado o maior salão ibérico dedicado aos automóveis clássicos, voltou a estar presente nos vários pavilhões da Exponor, trazendo consigo inúmeras exposições e concentrações, além da apresentação de várias raridades automóveis. O Motorshow, organizado e promovido pela Xikane, não teve a já habitual celebridade internacional mas com uma recheada lista de inscritos, onde se incluíam diversos pilotos de relevo no panorama desportivo nacional. Um novo percurso, idealizado ao longo do interior e exterior do pavilhão 5, foi do agrado da generalidade dos pilotos.

Pedro Leal foi o vencedor da edição de 2013 do Motorshow, ao volante de um potente Mitsubishi Lancer EVO X.Ricardo Teodósio foi um dos seus principais adversários, tendo participado ao volante do seu Mitsubishi Lancer EVO IV e conquistado a 2ª posição. Miguel Barbosa também esteve entre os pilotos mais rápidos no Motorshow, ao volante do seu Mitsubishi Lancer EVO IX, terminando no último lugar do pódio. Entre as 2 rodas motrizes, Octávio Nogueira mostrou que quem sabe, nunca esquece, conquistando mais um triunfo na sua carreira.

Direita3 esteve representado neste importante evento, trazendo até aos nossos leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste fim de semana.

Circuito de Braga III

A época de 2013 da Velocidade Nacional teve o seu capítulo final no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, ao longo do fim de semana passado. Com a corrida do Campeonato de Portugal de Circuitos a ser alvo de controvérsia, foram os Clássicos que brilharam com corridas marcadas pela forte competição, ritmos bastante intensos e muita animação em pista.

A polémica foi a nota dominante no Circuito Vasco Sameiro, com o Campeonato de Portugal de Circuitos a contar com apenas 4 participantes ao longo da sua prova de 2 horas, ganha por Patrick Cunha e Carlos Vieira. Nos Clássicos mais potentes, destaque para as vitórias de Luís Barros e Joaquim Jorge. Entre os Clássicos de menor cilindrada, Miguel Ferreira e Vitor Araújo partilharam as vitórias.

Quanto aos Taça Nacional Clássicos Pós-Históricos, João Carlos Mendes foi o vencedor das duas provas disputadas, o mesmo sucedendo-se com Manuel Oliveira no Classic Super Stock. Relativamente à Single Seater Series, Miguel Cristovão e Fernando Gaspar dividiram as honras em Braga.

Direita3 esteve presente no Circuito Vasco Sameiro e acompanhou o desenrolar de todas as provas que integraram o programa de encerramento da Velocidade Nacional.

Rampa Capital do Móvel

Num fim de semana onde instabilidade climatérica causou várias preocupações às equipas presentes na Rampa Capital do Móvel, Pedro Salvador entrou ao ataque e pulverizou o anterior recorde do traçado nas duas primeiras subidas. 1m51.975s é o novo recorde, tendo sido registado na 2ª subida da prova pacense.

Atrás de Salvador ficou o Norma M20F de Tiago Reis, que registou em Paços de Ferreira um tempo distante: 1m56.307s. No entanto, com este resultado, o piloto de Fradelos conquistou o título já em Paços de Ferreira. Na 3ª posição terminou João Fonseca, depois de um interessante duelo com Paulo Ramalho.

O Direita3 marcou presença nos momentos decisivos do Campeonato de Portugal de Montanha, efectuando a sua última paragem antes das tradicionais férias de Verão do automobilismo nacional.

Circuito da Boavista – World Touring Car Championship

A caravana do World Touring Car Championship voltou a visitar o espectacular Circuito da Boavista, trazendo consigo todo o profissionalismo inerente às equipas de fábrica, bem como os mais rápidos carros de Turismo a competir neste campeonato mundial com a chancela da FIA.

Neste 2º fim de semana de corridas, novamente organizado pela Porto Lazer, Tiago Monteiro foi o principal foco de interesse entre os pilotos do WTCC, fazendo parte de um lote diverso de pilotos nacionais que marcaram presença no Porto em categorias tão diversas como o Campeonato de Portugal de GT e o Campeonato de Portugal de Clássicos, entre muitas outras.

O Direita3 repetiu a viagem até ao traçado nortenho, registando algumas das peripécias vividas no Circuito da Boavista que por certo deliciarão os nossos visitantes.

Circuito da Boavista – Grande Prémio Histórico do Porto

O primeiro fim de semana da edição 2013 do Circuito da Boavista foi para a estrada entre os dias 21 e 23 de Junho, sendo inteiramente dedicada às viaturas clássicas. Organizado pela Porto Lazer em parceria com a Peter Auto Racing, as viaturas de outros tempos foram o tema dominante, reunindo olhares e curiosidade dos fãs com idades desde 8 aos 80 anos.

O paddock instalado junto ao Parque da Cidade acolheu viaturas para todos os gostos e feitios, percorrendo vários gerações desde os anos 30 até à década de 80. Exemplares como o Jaguar E-Type, Ford Capri, Lola T70, Porsche 935 K3 e o Ferrari 512 BB LM marcaram presença na Boavista, competindo nas diversas categorias e fazendo a delícia dos seus proprietários e dos milhares de espectadores presentes no traçado portuense.

O Direita3 esteve presente nas ruas do Porto, trazendo até aos nossos visitantes alguns dos melhores momentos das provas que estiveram presentes no Grande Prémio Histórico do Porto.

Desfile – Circuito da Boavista

Os motores de competição fizeram-se ouvir na Baixa do Porto, graças ao desfile de promoção do Circuito da Boavista que atraiu milhares de pessoas, cativando-os para um fim de semanas de corridas que começa já no dia 21 de Junho, a próxima sexta feira. Começando pela Avenida dos Aliados, o desfile dirigiu-se à Praça Velásquez e desceu a Alameda do Dragão, tendo prosseguido para a Praça da Batalha e Praça do Comércio. Miragaia foi o destino seguinte, ao qual se seguiu uma passagem simbólica pelo Castelo do Queijo, um dos ex-libris do Circuito da Boavista. Para terminar, a caravana deslocou-se ainda ao Castelo da Foz, regressando depois ao ponto de partida.

A ANPAC, em conjunto com a PortoLazer foi a responsável por esta iniciativa de sucesso que percorreu os símbolos do Cidade Invicta e que contou a presença de alguns dos principais animadores do Campeonato de Portugal de Clássicos: Luís Barros (Porsche 930 Turbo), Fernando Charais (Datsun 1200 G2), Carlos Barbosa (BMW 323), Joaquim Jorge (Ford Escort RS), Domingos Coutinho (Ford Escort), Eduardo Bianchi de Aguiar (Alfa Romeo GTAM). Além destes pilotos, Hugo Araújo (Westfield) e Vasco Barros (Ford Escort RS) também marcaram presença no desfile.

Uma enorme moldura humana foi a nota dominante ao longo de todo o desfile, tendo os portuenses mostrado-se o seu interesse e curiosidade com a  presença de viaturas de competição, tão distintas e diferentes do que se pode observar no quotidiano. Tendo chegado a áreas sem ligação ao desporto automóvel, o programa do Circuito da Boavista foi amplamente divulgado junto do grande público, levando por certo mais espectadores ao traçado durante o fim de semana.

Os simuladores também foram um dos pontos de interesse desta iniciativa, marcando presença na Avenida dos Aliados por intermédio da GT Competizione. Desta forma, qualquer pessoa pôde experimentar as sensações da competição automóvel, num ambiente em tudo semelhante ao sentido e vivido pelos pilotos de competição reais.

O Direita3 não deixou de estar presente para acompanhar esta iniciativa, trazendo até aos seus visitantes os registos fotográficos desta notável passagem da caravana dos “Clássicos” pela Cidade Invicta.

Rali TT Serras do Norte

O Rali TT Serras do Norte, prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães e válida para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, foi o palco da 2ª vitória de Miguel Barbosa em 2013, ao volante do Mitsubishi Racing Lancer, mesmo enfrentando alguns contratempos ao longo do 1ª Sector Selectivo

No entanto, o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno viria a recuperar a 1ª posição, gerindo a vantagem alcançada entretanto. Paulo Graça, em Nissan Navarra OffRoad, terminou a prova nortenha na 2ª posição, defendendo-se do ataque do BMW Proto de Hélder Oliveira, o 3º classificado no final do rali. Na classe T2, Edgar Condenso levou a Isuzu D-Max à vitória, enquanto na classe T8 a vitória foi conquistada pela Nissan Navarra de César Sequeira.

O Direita3 marcou presença em Fafe, onde registou alguns dos melhores momentos desta prova que vos trazemos agora, através desta galeria fotográfica.

Rali de Alfena

O Campeonato Open de Ralis voltou à estrada em Alfena, bela localidade nortenha que foi palco da 2ª vitória do Renault Clio S1600 de João Barros. Diogo Salvi foi o melhor representante das 4 rodas motrizes e 2º classificado na prova, tendo Carlos Martins terminado na 3ª posição. António Rodrigues foi o vencedor entre os Peugeot 206 GTI do Desafio Modelstand.

Entre os pilotos do Campeonato Regional de Ralis Norte, a vitória foi alcançada pelo Mitsubishi Lancer EVO VII de Luís Mota, enquanto que Tiago Almeida (Mitsubishi Lancer EVO III) e Amaro Sousa (BMW M3 E46) completaram o pódio. Finalmente, entre o Desafio Modelstand, António Rodrigues voltou a impor a sua lei, vencendo perante a forte oposição de João Ruivo, enquanto que na 3ª posição terminou Pedro Fins.

O Direita3 regressou à estrada para mais uma cobertura, que vos trazemos agora com a nossa já tradicional qualidade que se tornou uma imagem de marca deste espaço.

WRC Fafe Rally Sprint

O WRC Fafe Rally Sprint, evento de demonstração organizado pelo Automóvel Clube de Portugal, voltou a disputar-se cerca de uma semana antes do Vodafone Rally de Portugal, antecipando a edição de 2013 da mais importante prova disputada em solo nacional.

Mikko Hirvonen, Nasser Al-Attiyah, Mads Ostberg, Andreas Mikkelsen e Thierry Neuville foram alguns dos nomes sonantes presentes no antigo troço de Fafe/Lameirinha, ladeado por cerca de 120 mil espectadores e palco de um dia de fortes emoções para qualquer adepto dos desportos motorizados. O piloto espanhol Dani Sordo foi o vencedor do WRC Fafe Rally Sprint, ao volante do Citroen DS3 WRC.

O Direita3 esteve presente em Fafe, registando todas as peripécias de um dia recheado de sol, pó e muita adrenalina!

Circuito de Braga I

A temporada de 2013 da Velocidade nacional arrancou no Circuito Vasco Sameiro, estando a organização da prova a cargo do Clube Automóvel do Minho. A chuva foi a nota dominante nas várias corridas agendadas para este Domingo, caindo com grande intensidade no circuito bracarense. Apesar disso, o público esteve presente em elevado número, tendo também integrado o programa graças a um desfile de clássicos.

Mesmo sem contar com a presença dos GT nacionais, ausentes devido a motivos técnicos de última hora, a 1ª jornada da Velocidade nacional ficou marcada por muita competitividade em pista, quer nas duas categorias reservadas aos clássicos, quer entre os mais recentes Sport Protótipos.

Luís Barros e João Macedo e Silva foram os vencedores entre os Clássicos de maior cilindrada, sempre ao volante dos Porsche 911, enquanto que Rui Azevedo foi o mais eficaz nas duas provas reservadas para os Clássicos com cilindrada até 1300cc. Entre os Sport Protótipos, Gonçalo Inácio/César Machado e João Luís/Gonçalo Araújo foram as duplas vencedores, dividindo o protagonismo pelo Norma M20F e Norma M20FC.

O Direita3 voltou a marcar presença no circuito bracarense, trazendo-vos vários registos de uma jornada bastante “molhada”.

Rali Serras de Fafe

O Rali Serras de Fafe, prova organizada pela Demoporto para o Campeonato de Portugal de Ralis, marcou o arranque da temporada de 2013 do principal campeonato de ralis disputado em Portugal. O Rali Serras de Fafe contou com uma lista de inscritos de luxo, com vários antigos campeões nacionais tais como Fernando Peres, Miguel Campos e Bernardo Sousa, este último ao volante de um Peugeot 207 S2000. Ricardo Moura, actual campeão em título, também marcou presença com o seu já habitual Mitsubishi Lancer EVO IX.

Apesar de Moura ter sido uma dura oposição na fase inicial da prova, Bernardo Sousa acabou por superiorizar-se ao piloto açoriano, vencendo e convencendo na prova disputada ao longo das especiais de Montim, Lameirinha, Ruivães e Luilhas. Ricardo Marques foi o sobrevivente entre o CPR2, alcançando o 1º lugar ao volante do pequeno Citroën C2 R2 Max. Entre o Campeonato Open de Ralis, Carlos Martins foi o vencedor ao volante do Mitsubishi Lancer EVO VII, tendo Gil Antunes triunfado entre as duas rodas motrizes e no Desafio Modelstand. Jorge Ribeiro alcançou a vitória nos pequenos Seat Marbella do Troféu Fastbravo.

O staff do Direita3 não podia faltar a esta emblemática prova, registando todas as peripécias ocorridas ao longo do rali.

4º CAM Rali Festival

O 4º CAM Rali Festival, prova organizada no Circuito Vasco Sameiro, deu o mote para a época de desportos motorizados de 2013, reunindo cerca de 160 participantes num evento recheado de público. O frio e as condições climatéricas por vezes instáveis não impediram a realização de um bom espectáculo, acompanhado a par e passo por todos os presentes, quer no Kartódromo, quer no traçado do Circuito Vasco Sameiro. Nesta 4ª edição da prova do Clube Automóvel do Minho, de destacar a ausência de Sergio Vallejo, vencedor das 3 edições anteriores ao volante do Porsche 997 GT3.

A luta pela vitória no Ralisprint foi bastante renhida, tendo sido decidida apenas na última PEC da prova. Após ter estado na liderança durante grande parte do evento, Joaquim Bernardes acabou por ceder o triunfo a Manuel Senra, ao volante do sempre espectacular Peugeot 306 Maxi. O piloto português, ao volante do Renault Clio R3, ficou apenas na 2ª posição, superiorizando-se no entanto a Enrique Salgueiro, o 3º classificado ao volante do Mitsubishi Lancer EVO VI. Entre a Regularidade, a vencedora foi Sara Lia Garcia, ao volante do pequeno Suzuki Swift, mesmo sofrendo uma penalização de 1m24s ao longo da prova.

O Direita3 iniciou a sua época em Braga, trazendo até aos nossos leitores as peripécias e momentos altos vividos no Circuito Vasco Sameiro.