2023
Rampa da Falperra
Christian Merli (Osella FA30), no Europeu, e Hélder Silva (Osella PA2000), no Campeonato de Portugal de Montanha, sagraram-se vencedores da 42ª edição da Rampa Internacional da Falperra, confirmando o favoritismo que lhes era atribuído. No entanto, o Campeão Europeu sofreu um percalço na 2ª das três subidas, necessitando de dar o máximo na última subida para evitar ser surpreendido.
Merli destacou-se do checo Petr Trnka por uma diferença final de 1.410s, graças ao tempo efectuado na 1ª subida. Na subida seguinte, quando estava a impor um ritmo diabólico para conquistar a vitória, efectuou um pião na Curva do Papa e embateu no rails. Uma perda de mais 20 segundos face ao seu tempo anterior adiou a discussão da vitória para a derradeira subida da tarde. Cauteloso, o piloto italiano superou o seu rival por 0.261s, margem que acrescida à diferença de 1.270s da 1ª subida lhe permitiu festejar a 4ª vitória consecutiva em igual número de provas do Europeu na presente temporada. António Rodrigues (Silver Car EF 10) foi o português melhor classificado, na 8ª posição.
No que toca ao CPM, o Campeão em título, Hélder Silva, não deixou os créditos por mãos alheias e manteve uma vantagem segura, cifrada no final em 4.042s, frente ao bracarense José Correia (Norma M20FC). Carlos Vieira (Porsche 911), 1º entre os GT, esteve em plano de destaque nesta sua incursão à Montanha, enquanto Luís Delgado (CUPRA Leon Competición) foi rei e senhor entre as viaturas de Turismo.
O DIREITA3 acompanhou os desenvolvimentos da Rampa da Falperra, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.