2016

11º CAM Rally Festival

Encerrando o ano com chave de ouro, o Clube Automóvel do Minho voltou a colocar na estrada o CAM Rally Festival, um evento que reuniu no Circuito Vasco Sameiro dezenas de viaturas de competição e centenas de espectadores. Com a meteorologia a apresentar-se favorável, mesmo com temperaturas baixas, os pilotos puderem colocar à prova os seus dotes ao longo das classificativas delineadas no kartódromo e pista de Velocidade do traçado bracarense.

No capítulo desportivo, Carlos Vieira, ao volante de um Citroen DS3 R5, foi o vencedor desta edição do CAM Rally Festival. Em competição directa com o Mitsubishi Lancer EVO X de António Rodriguez, Vieira conseguiu bater o seu adversário pela diferença de 10.4 segundos. No último lugar do pódio terminou o Porsche 997 GT3 de Gonçalo Manahu, a 25.5 segundos de distância do 1º classificado.

Com a cobertura deste evento, o DIREITA3 encerrou a temporada de 2016 e deixa a promessa de um regresso em força em 2017. Trazemos até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos desta prova.

RallySpirit

Votado ao sucesso desde o primeiro momento, o RallySpirit Altronix reuniu cerca de 100 equipas, muitas das quais apresentaram à partida carros verdadeiramente icónicos e carregados de história como os míticos e saudosos Lancia 037 e Delta Integrale, Alpine Renault e Renault 5 Turbo, Fiat 131 Abarth, Porsche 911, Audi Quattro, falando apenas dos mais emblemáticos e que mais admirações arrancaram aos fãs.

Na edição de 2016, a prova organizada pela Xikane e dirigida desportivamente pelo Clube Automóvel de Santo Tirso, revelou-se um assinalável êxito, fruto também das opções de direccionar o rali para Vila Nova de Gaia, onde a partida simbólica na zona ribeirinha e a posterior subida até ao Quartel da Serra do Pilar na noite de sexta-feira, se afirmaram como pontos altos, ao concentrarem largos milhares de espectadores. Entre a partida e a chegada de Vila Nova de Gaia, não faltaram também sensações fortes nas classificativas da região do Coronado.

Com o aparecimento da chuva nas derradeiras classificativas, assistiu-se uma autêntica revolução na classificação absoluta e por categorias, com os Ford Escort a assumirem o protagonismo. Eduardo Veiga e Justino Reis, no Escort MK II, ascenderam à liderança na penúltima especial, assegurando o triunfo à geral e na Categoria “Spirit”, enquanto Filipe Barbosa e Bia Pinto, no Escort MK I, acabaram por ser os mais eficazes contra o cronómetro na Categoria “Históricos”, assegurando o pódio em termos absolutos.

O DIREITA3 acompanhou os principais momentos desta prova, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.

Rallye Casino Espinho

O Rallye Casino Espinho, penúltima prova da temporada de 2016 do Campeonato Nacional de Ralis, foi palco da decisão do título a favor de José Pedro Fontes e Inês Ponte Grancha. O abandono de Pedro Meireles precipitou o resultado favorável ao piloto do Porto, deixando Fontes a necessitar de apenas meio ponto para fechar as contas do campeonato.

Com João Barros a comandar a prova após uma exibição notável, seria um erro do piloto de Paredes a ditar o desfecho do rali organizado pelo Targa Clube. Um toque num muro após a tomada de tempos da classificativa Ferreira de Castro 2 deixou o Ford Fiesta R5 da Fibromade em mau estado e entregou a liderança a José Pedro Fontes.

Até ao final da prova, as posições não se alteraram e o piloto do Citroen DS3 R5 carimbou o triunfo e a conquista do bi-campeonato nacional de ralis. Para a sua navegadora, Inês Ponte Grancha, é também um feito histórico: tornou-se a primeira mulher a conquistar um título nacional numa competição sob a égide da FPAK. Miguel Barbosa/Luis Ramalho e Elias Barros/Ricardo Faria completaram o pódio desta prova. Diogo Gago venceu entre as 2 rodas motrizes e Parcidio Sumavielle venceu na Prova Extra.

O DIREITA3 acompanhou a par e passo todos os acontecimentos desta prova, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.

Autoclássico & Motorshow

O Autoclássico & Motorshow, evento promovido pela Xikane e pela Eventos del Motor, regressou aos pavilhões da Exponor. A presença de milhares de adeptos do automobilismo e viatura icónicas de outros tempos em cada recanto da Exponor foi um dado garantido ao longo dos 3 dias do evento.

No capítulo desportivo, Mário Barbosa repetiu o triunfo de 2015 e levou o seu Citroen DS3 WRX à vitória no Motorshow, batendo para isso o Skoda Fabia S2000 de Joaquim Alves, à semelhança da edição do ano passado. Américo Moreira fechou o pódio, ao volante do potente Mitsubishi Lancer, tendo chegado a efectuar o tempo mais rápido no traçado delineado pela organização.

À semelhança das outras edições, o DIREITA3 marcou presença em mais uma edição do Autoclássico & Motorshow, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.

Rali de Viana do Castelo

A dupla Adruzilo Lopes/Luís Lisboa, ao volante do Porsche 997 GT3, foi a vencedora do Rali de Viana do Castelo depois da disputa dos oito troços que compunham a prova organizada pelo Clube Automóvel de Santo Tirso. Os vencedores foram os que melhor resistiram à exigência da prova, bem como os que menos tempo perderam com erros, apesar de terem efectuado dois piões na duas passagens pela super-especial desenhada junto ao navio-museu “Gil Eanes” no centro da cidade de Viana do Castelo.

Depois da penalização de 45 segundo que sofreu por tocar três vezes nos “jerseys” da super-especial, a dupla Carlos Fernandes/Valter Cardoso viu-se arredada de lutar pelo triunfo e foi assistindo à desistência dos adversários, ao mesmo tempo que rubricava bons tempos e subia ao 2º lugar da prova. Com este lugar conseguiram vencer entre os concorrentes do Campeonato FPAK de Ralis e desta forma dilataram a sua liderança nesta competição. O 3º lugar da geral foi para Pedro Antunes/Alexandre Rodrigues no Peugeot 208 R2, mas só depois de muita e animada luta.

DIREITA3 marcou presença em Viana do Castelo e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos desta espectacular prova.

Especial Sprint Famalicão

O centro de Vila Nova de Famalicão recebeu a 2ª edição da Especial Sprint de Famalicão, organizada pelo Team Baia com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão. O rápido traçado, delineado no centro da cidade nortenha, recebeu milhares de espectadores que a partir das 20 horas preencheram os locais reservados ao público para acompanharem a par e passo todos os acontecimentos.

No capítulo desportivo, Luís Silva levou a melhor sobre os seus adversários. O piloto de Famalicão, ao volante de um BMW M3 E30, bateu o potente Ford Escort de José Pedro Gomes pela diferença de 4.61 segundos. No degrau mais baixo do pódio ficou o Renault Clio R3 de João Ruivo, a 7.87 segundos do 1º classificado.

DIREITA3 esteve presente em Vila Nova de Famalicão e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos desta espectacular prova.

WTCC – Vila Real

O Circuito Internacional de Vila Real voltou a acolher a caravana do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), bem como os participantes da Europeu de Turismo. As competições nacionais também marcaram presença, estando todas as atenções centradas no Campeonato Nacional de Clássicos, Legends Cup e Campeonato Nacional de Velocidade Turismo.

No capítulo desportivo, Tiago Monteiro esteve em destaque ao longo do fim de semana. Alcançando a pole position para a Corrida Principal do WTCC, o piloto português partiu para uma vitória que levou ao rubro o público presente em Vila Real. A cerimónia do pódio ficará para sempre na memória de todos, com milhares de espectadores a cantarem “A Portuguesa”, obrigando a Eurosport Events a quebrar o habitual protocolo…

DIREITA3 marcou presença em Vila Real e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos deste fim de semana inesquecível.

Rampa de Santa Marta de Penaguião

Após 3 provas em que a chuva marcou presença, a Rampa de Santa Marta de Penaguião, prova organizada pelo Clube Automóvel da Régua, foi a primeira prova da temporada de 2016 disputada em piso seco. Mesmo debaixo de um intenso calor, o público marcou presença em elevado número, acompanhando todos os acontecimentos desta prova.

No capítulo desportivo, Pedro Salvador conquistou a sua 4ª vitória da temporada e marcou também um novo recorde para a Rampa de Santa Marta de Penaguião: 1m45.245s. A adaptação de Rui Ramalho ao Osella PA21S EVO é cada vez maior, tendo o piloto do Porto somado um 2º lugar nesta prova. Já o seu irmão, Paulo Ramalho, levou o Juno CN09 da PRMiniracing ao degrau mais baixo do pódio da classificação absoluta.

 Ao volante de um Porsche 997 GT3 Cup, Gonçalo Manahu bateu António Nogueira, em Porsche 993 GT2 e Edgar Reis, em Porsche 997 GT3, na luta pela vitória na Categoria 2. Na Categoria 3, Manuel Correia levou o Ford Fiesta R5+ ao triunfo e entre os pilotos da Categoria 4, Luis Nunes foi o mais rápido com o seu Seat Leon Cup Racer. Flávio Sainhas, Hélder Silva e Cândido Monteiro foram, respectivamente, os vencedores da Categoria 5, 6 e Taça Nacional de Clássicos.

DIREITA3 regressou ao convívio do Campeonato Nacional de Montanha para trazer até aos seus leitores alguns dos melhores momentos desta prova.

Vodafone Rally de Portugal

O Vodafone Rally de Portugal regressou para mais uma edição no Norte de Portugal e voltou a ser um enorme sucesso junto do público, equipas e pilotos presentes. A constante presença de milhares de espectadores ao longo das várias classificativas e a espectacularidade das máquinas do WRC traduziram-se em imagens simplesmente espectaculares.

No capítulo desportivo, Kris Meeke regressou ao Campeonato do Mundo de Ralis para conquistar a vitória no Vodafone Rally de Portugal. O piloto oficial da Citroen, que se encontra envolvido no desenvolvimento do novo WRC da marca do “Double Chevron” para a temporada de 2017, aproveitou a ordem de partida dos primeiros dias para construir uma vantagem que lhe permitiu gerir o andamento na fase final do Rally de Portugal.

Atrás do irlandês Kris Meeke terminaram dois pilotos da Volkswagen: Andreas Mikkelsen e Sébastien Ogier. Embora o Campeão do Mundo francês tenha sido numa fase inicial o maior adversário de Meeke, acabaria por ser batido pelo seu jovem colega de equipa nas derradeiras classificativas da prova, após um desempenho alucinante por parte do piloto norueguês.

Entre os pilotos portugueses, Miguel Campos foi o melhor representante lusitano. No WRC2, Pontus Tidemand levou o Skoda Fabia R5 à vitória e entre os participantes do WRC3, Marco Tempestini carimbou a vitória com o Citroen DS3 R3T.

DIREITA3 apresenta aos seus leitores a galeria fotográfica do Vodafone Rally de Portugal, com alguns dos melhores momentos da prova portuguesa.

The Timers

The Timers é um novo conceito de revivalismo, que pretende unir o mundo das duas e quatro rodas. Sob o tema comum, os Clássicos, a organização deste evento pretendeu atrair os adeptos das viaturas de outrora. Sendo um festival de carros e  motos, houve ainda espaço para música, feira e street-food.

Desta forma, o quartel da Serra do Pilar serviu de ponto de encontro para esta reunião de todos os apaixonados pela história e máquinas do passado. Este evento contou ainda com corridas e passeios pelo cidade do Porto e Norte de Portugal.

DIREITA3 marcou presença na primeira edição deste evento, trazendo até aos seus leitores uma galeria com os respectivos registos fotográficos.

Rali Cidade de Gondomar

A 11ª edição do Rali Cidade de Gondomar marcou o arranque do novo Campeonato FPAK de Ralis, a “2ª Liga” dos ralis nacionais. Apesar de contar apenas com 27 pilotos, a prova gondomarense contou com bastantes motivos de interesse para os espectadores presentes.

No capítulo desportivo, Carlos Fernandes e Valter Cardoso sagraram-se vencedores com mais de 2 minutos de vantagem sobre o 2º classificado, Luís Mota.  A dupla do Mitsubishi Lancer EVO VI chegou à liderança durante a fase inicial da prova, terminando a secção da manhã com 25.8 segundos de vantagem. Durante a tarde, essa vantagem foi sendo paulatinamente dilatada e nem mesmo um turbo partido na última classificativa impediu o triunfo.

A pódio foi alvo de diversas alterações ao longo da prova, com Luis Mota a alcançar o degrau intermédio na derradeira fase da prova, graças a diversos tempos no Top-4. Pedro Antunes, em Peugeot 208 R2, foi um surpreendente 3º classificado e o melhor entre as duas rodas motrizes. Destaque ainda para a prestação de Nuno Cardoso, 1º líder da prova, que demonstrou um andamento notável pese embora os 5 minutos perdidos durante a secção da manhã.

DIREITA3 esteve presente nesta 1ª prova do Campeonato FPAK de Ralis, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos desta prova.

Baja TT – Rota do Douro

A Baja TT – Rota do Douro foi o tiro de partida para a temporada de 2016 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A prova organizada pelo Gondomar Automóvel Sport contou a participação de motos, quads e os  tradicionais 4×4. A qualidade dos pilotos e máquinas presentes ao longo dos troços delineados em Valongo e Amarante reflectiu-se na competitividade presente neste arranque da temporada.

João Ramos alcançou o primeiro triunfo em 10 anos, batendo a oposição liderada por Miguel Barbosa, em Mitsubishi Racing Lancer. A troca de liderança foi uma constante ao longo da prova, tendo o trio composto por João Ramos, Miguel Barbosa e Nuno Matos passado pela 1ª posição. No entanto o triunfo viria mesmo a recair sobre o piloto da Toyota Hilux, um dos mais rápidos ao longo de toda a prova.

DIREITA3 marcou presença no arranque do Campeonato Nacional de TT, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos desta prova.

Rali Serras de Fafe

O Rali Serras de Fafe voltou a contar com uma recheada lista de inscritos, onde se destacou a presença de 14 viaturas R5 de última geração. Para além destes, também outras viaturas de Grupo N e duas rodas motrizes destacavam-se pela qualidade. Os pilotos da Taça FPAK de Ralis de Ralis também estiveram presentes nesta prova organizada pela Demoporto, engrossando consideravelmente a lista de participantes. O público, como esperado, marcou presença em elevado número ao longo das várias classificativas.

No capítulo desportivo, José Pedro Fontes e Inês Ponte Grancha sagraram-se vencedores do Rali Serras de Fafe. Numa prova marcada por diversas mudanças de liderança, o piloto do Porto soube aproveitar os desaires alheios para carimbar uma vitória à muito merecida. Pedro Meireles terminou na 2ª posição, tendo tentado roubar o triunfo a Fontes, sem sucesso. Miguel Campos encerrou o pódio e chegou mesmo a passar pela liderança, mas um problema na direcção assistida deitou o esforço por terra.

Nas duas rodas motrizes, Diogo Gago levou o Peugeot 208 R2 à vitória e bateu espanhol Pepe Lopez, piloto que acabaria mesmo por abandonar a prova. José Barbosa foi o mais rápido entre as viaturas da Produção e na Taça FPAK de Ralis de Terra, José Merceano disputou uma interessante luta com Luís Mota, mas um problema mecânico do piloto da Competisport entregaria a vitória a Merceano.

Tal como noutras temporadas, o DIREITA3 deslocou-se até Fafe para acompanhar as peripécias deste arranque da temporada do Campeonato Nacional de Ralis, trazendo até aos nossos leitores alguns dos melhores registos fotográficos desta prova.

X CAM Rally Festival

Após uma curta paragem para recarregar baterias durante o Inverno, o desporto automóvel regressou ao activo em território nacional. O 10º CAM Rally Festival voltou a contar com uma enorme “aficion” vinda da Galiza, ao que se juntaram diversos pilotos portugueses de nomeada. O evento organizado pelo Clube Automóvel do Minho contou, à semelhança de anteriores edições, com duas classificativas com duas passagens cada. As classificativas delineadas pela organização da prova englobaram o traçado de Velocidade do Circuito Vasco Sameiro, assim como o Kartódromo.

António Rodriguez, ao volante de um Mitsubishi Lancer EVO IX, foi o vencedor desta edição do CAM Rally Festival. Em competição directa com o espectacular Peugeot 306 Maxi de Manuel Senra, Rodriguez conseguiu bater o seu adversário pela diferença de 31.6 segundos. No último lugar do pódio terminou o piloto português mais rápido neste evento, Paulo Caldeira. Também em Mitsubishi Lancer EVO IX, Caldeira terminou a prova a 32 segundos do vencedor.

Com a cobertura fotográfica deste evento, o DIREITA3 deu o mote para a recheada temporada de 2016. Como sempre, trazemos até aos nossos leitores alguns dos melhores registos fotográficos desta prova.