2010

6 Horas de Clássicos de Braga

Marcando o final da época da Velocidade nacional, as 6 Horas de Clássicos de Braga são já um evento com história e com presença garantida, culminando em beleza o ano de 2010. Contando com vária smáquinas como os BMW 2002 TI, Volvo 240 Turbo, Ford Escort RS2000, entre outros, a longa prova proporcionou um espectáculo interessante, embora algumas mecânicas não resistissem ao esforço deste tipo de eventos.

A tripla vencedora, constituída por José Fafiães, Manuel Valente e Cristiano Sá Fernandes, levou o seu Datsun 1200 até ao lugar mais alto do pódio, sempre com um ritmo consistente e sem grandes problemas mecânicos. O Ford Escort da AMCO Racing I (Albino Osório, Luis Sousa, João Pedro Sousa e Pedro Martins) foi o segundo classificado, enquanto que o Volvo 240 Turbo da Auto Sueco Minho (António Rodrigues, Lennart Westrin e Manuel Ramos) foi o 3º classificado. O VW Scirocco do Scirroco Team (Fernando Xavier e António Santos) chegou a passar por esta posição, mas problemas a poucos minutos do fim levaram a que perdesse o último lugar do pódio.

O Direita3 marcou presença em Braga, encerrando as suas coberturas em 2010 com este belo evento, que tanto entretenimento proporcionou ao público.

Autoclássico & Motorshow

O Autoclássico & Motorshow conta com uma enorme legião de fãs, quer portuguesas, quer espanholas, que todos os anos rumam até à Exponor para acompanhar um evento muito interessante e a edição de 2010 não foi excepção. Com a presença de Didier Auriol, antigo Campeão do Mundo de Ralis, o espectáculo esteve garantido ao longo de 4 dias.

Relativamente à classificação final do Motorshow, Ricardo Teodósio e o seu Mitsubishi Lancer EVO IV foi o vencedor, tendo alcançado um tempo de 1m09,142s na Super-Final. Vitor Pascoal, em Peugeot 207 S2000, foi o 2º com um tempo de 1m09,427s, enquanto que a estrela convidada, Didier Auriol e o seu Mitsubishi Lancer EVO VII, foi 3º com o tempo de 1m09,458s. Entre as duas rodas motrizes, António Rodrigues, em Peugeot 206, GTI foi o vencedor, enquanto que nos clássicos, André Pimenta deu show no Ford Escort RS2000. Finalmente, entre as senhoras, Joana Magalhães e o seu Fiat Uno 45S foram os vencedores.

O Direita3 esteve presente na Exponor, acompanhando as peripécias deste evento dedicado ao desporto que todos nós seguimos com grande “aficion”.

Rampa da Penha

A Rampa da Penha é sempre uma prova sempre recheada de muito público, boas listas de inscritos e grandes pilotos e a edição de 2010 não foi diferente, proporcionando um excelente espectáculo a todos os que tiveram presentes na Penha. António Barros, em BRC CM05 EVO, venceu a prova mas Paulo Ramalho, em Juno SSE, encontra-se apenas a 2 pontos de alcançar o título.

No que concerne a classificação, enquanto que os dois primeiros lugares ficaram entregues a Barros e Ramalho, João Portinha foi o 3º classificado da prova. Entre a Categoria 1, Simon Saldana, em Seat Leon Supercopa, foi o melhor classificado, enquanto que Martine Pereira, em Lola T70, já é campeão da Categoria 3, depois de uma prova notável. Entre os concorrentes do Desafio Único da FEUP, Renato Cerqueira e José Ferreira venceram entre os FEUP 1, enquanto que Tiago Martinho e António Ferreira venceram entre os FEUP 2.

O Direita3 efectuou nesta prova o seu regresso à cobertura do Campeonato Nacional de Montanha, acompanhando a par e passo cada instante desta prova emocionante.

Rali de Gondomar

O Rali de Gondomar, nesta sua 5ª edição, marca o regresso às classificativas que fazem deste Rali um dos destaques do calendário do Campeonato Open de Ralis. Contando com os diversos concorrentes do Desafio Modelstand e do Troféu Fastbravo, foram nos primeiros lugares da classificação que recaíram os maiores interesses da prova.

Relativamente à classificação, Fernando Peres venceu com tranquilidade o Rali, com cerca de 40 segundos de vantagem sobre Manuel Coutinho. Luís Mota foi o terceiro classificado, conseguindo ultrapassar um fantástico Pedro Ortigão com o seu Peugeot 206 GTi. De referir o insólito episódio com Daniel Ribeiro, que viu uma pick-up surgir no meio do troço, prejudicando-lhe seriamente a prova.

O Direita3 marcou presença nesta prova emocionante e traz até vós os registos e momentos que marcaram mais uma etapa da edição de 2010 do Campeonato Open de Ralis.

Circuito de Braga II

O Circuito de Braga II contou com a presença de todas as categorias de referência da Velocidade nacional, trazendo a esta jornada no Circuito Vasco Sameiro muito acção e adrenalina. Tendo sido realizada debaixo de um calor abrasador, tanto os espectadores como os pilotos sentiram as dificuldades de estar presente numa pista, em que a temperatura do asfalto chegou aos 60º…

No capítulo desportivo, Pedro Salvador triunfou nas duas corridas do Ford Transit Trophy, Luís Barros e o seu Ford Escort RS dominaram entre o CPCC, e o PTCC foi palco para o “Show Monroy”, que não deu hipóteses aos restantes pilotos. Relativamente ao CPGT, a dupla César Campaniço/João Figueiredo, em Audi R8 LMS, mostrou que a máquina alemã não tem oposição, inclusive dos Sport Protótipos, vencendo de forma inequívoca as duas corridas deste campeonato.Finalmente, o CPCC 1300 foi a categoria mais emotiva, tendo Luís Araújo, em Ford Escort, vencido a segunda corrida, enquanto que Rui Azevedo, em viatura idêntica, foi o vencedor da 1ª corrida.

O Direita3 esteve presente em mais uma jornada da Velocidade nacional, acompanhando a par e passo todos os desenvolvimentos das categorias presentes e registando todos os acontecimentos das provas realizadas.

24 Horas de Karting de Gaia

Voltando a marcar presença no centro de Vila Nova de Gaia,junto ao El Corte Inglês, as 24 Horas de Karting de Gaia contaram com a presença de diversas individualidades e pilotos reconhecidos a nível nacional. Uma prova recheada de inúmeros incidentes e acidentes, os pilotos foram postos a prova num circuito ligeiramente alterado em relação a 2009, mas que mantinha o carácter desafiador presente no ano transacto.

De destacar a vitória da equipa Pastelaria NovaGaia, seguida da equipa Rádio Nova Era (que contava com Paulo Ramalho e Rui Ramalho entre os seus pilotos) e da Jopedois/Studio D.. O andamento foi bastante agressivo ao longo da prova, tendo levado a que a Direcção de Prova tivesse que intervir para acalmar os ânimos e arrefecer os andamentos… Uma prova com bastante sucesso, entre o público e pilotos e que poderá contar com novas edições nos próximos anos.

O Direita3 esteve presente neste evento e como sempre, traz até vós alguns dos momentos mais marcantes da prova.

5ª Super Especial de Famalicão

A 5ª Super Especial de Famalicão, realizada no centro de Vila Nova de Famalicão, atraiu cerca de 10 mil espectadores que acompanharam atentamente a perícia da recheada lista de inscritos apresentada pela Demoporto. Continuando no formato habitual, realizando-se numa tarde de Domingo, a prova contou com vários motivos de interesse, tais como as exibições de Júlio Bastos e Ricardo Costa, nos seus BMWs.

No capítulo desportivo, António Barros foi o concorrente mais rápido da prova, em parte devido ao seu BRC CM05, perfeitamente adaptado ao circuito sinuoso utilizado. Carlos Carvalho foi uma das surpresas da prova, levando o seu Renault Clio RS até à segunda posição, a apenas 7 segundos de Barros. O pódio ficou completo com Manuel Ferreira, que com o seu Mitsubishi Lancer EVO VI conseguiu alcançar o 3º lugar da classificação final.

O Direita3 esteve lá e acompanhou todos os desenvolvimentos desta prova, que já é uma presença habitual nos calendários automobilísticos dos adeptos mais ferrenhos.

Porto Road Show

O Porto Road Show foi uma iniciativa do ACP que trouxe até ao Norte de Portugal as máquinas do WRC, bem como os principais candidatos ao título de Campeão do Mundo de Ralis. Sébastien Loeb, Mikko Hirvonen, Dani Sordo e Jari-Matti Latvala foram alguns dos pilotos que animaram o público nortenho e fez subir a adrenalina na Avenida dos Aliados, sendo um excelente aperitivo para o Rali de Portugal.

Este evento atraiu cerca de 50 mil espectadores  até à Baixa do Porto, numa tarde de Domingo com bastante calor e muita emoção à mistura. O regresso do Mundial de Ralis ao Porto, após 34 anos de ausência, levou à nostalgia muitos  dos espectadores presentes nos Aliados.

O Direita3 marcou presente em mais um evento marcante para o Norte de Portugal, cobrindo todas as peripécias da prova.

Circuito de Vila do Conde Revival

Organizado com o intuito de recordar os “bons velhos tempos”, o Circuito de Vila do Conde Revival trouxe até ao público deste cidade as emoções de outrora. Reunindo um conjunto de carros que variavam das supermáquinas actuais até aos clássicos que chegaram a competir neste mesmo circuito, houveram vários motivos de interesse para acompanhar um desfile “acelerado”, no qual os vários pilotos puderam puxar um pouco mais pelos seus bólides.

Embora este evento tenha sido único, a sua repetição em futuros anos começa já a ser equacionada, bem como a eventual reactivação do circuito. Embora as condições de segurança não fossem as ideais, felizmente o público e os pilotos estiveram à altura dos acontecimentos, marcando uma tarde que ficará na memória de muitos.

O Direita3 esteve presente neste Revival, trazendo até vós as imagens e acontecimentos deste evento.

Rampa da Falperra

A mítica Rampa da Falperra regressou ao activo em 2010 e trouxe até ao Sameiro a adrenalina dos motores. Uma prova de sucesso, acompanhada de perto por milhares de espectadores, que passaram  um excelente Sábado e Domingo recheado de bons pilotos, muito espectáculo e bastantes atractivos. Infelizmente a prova também ficou marcada por um acidente que embora tenha ferido alguns espectadores mal colocados, não manchou uma prova que foi bem sucedida e elogiada por todos.

O Direita3 esteve presente no regresso desta mítica prova e acompanhou in loco todos os desenvolvimentos da mesma.

Rali de Famalicão

O Rali de Famalicão, realizado entre no dia 24 de Abril em Vila Nova de Famalicão, atraiu muito público às novas classificativas, utilizadas pela primeira vez nos últimos anos. Manuel Pinto e o seu Mitsubishi Lancer EVO VI levaram a melhor sobre a concorrência, mantendo a liderança do Campeonato Regional de Ralis Norte. Relativamente à Prova Extra, o vencedor foi Paulo Marques, em Mitsubishi Lancer EVO VIII, que conseguiu suplantar João Traila, num Lancer igual.

O Direita3 marcou presença nesta mítica prova do Campeonato Regional de Ralis Norte e apresenta-vos os registos fotográficos deste evento.

Rali Serras de Fafe

O Rali Serras de Fafe, realizou-se entre os dias 9 e 10 de Abril e mostrou o porquê de Bernardo Sousa ser considerado como um dos melhores talentos nacionais. O piloto madeirense carimbou o segundo triunfo consecutivo no CPR, com o belíssimo Ford Fiesta S2000, graças a um ritmo do “outro mundo” e à fiabilidade da viatura da marca americana. Vítor Pascoal aposta na regularidade e não deixa perder de vista o madeirense, tendo conseguido o 2º lugar da classificação geral. Já Miguel Campos, em Mitsubishi Lancer EVO X, foi o 3º classificado da geral e o melhor do Grupo N.

O Direita3 esteve presente e traz até vós os registos fotográficos desta 2º prova do CPR 2010, que atraiu inúmeros espectadores até às estradas de Fafe.

ETCC – Braga

A 1ª jornada do novo formato do ETCC realizou-se no circuito Vasco Sameiro e incluiu também as primeiras provas do CPCC, PTCC e CPGT.  Com a vitória de James Thompson e  de César Campaniço, nas duas corridas do Europeu realizadas neste fim de semana, o piloto inglês sai na liderança da Taça. Outro destaque também para os vencedores dos campeonatos nacionais, tais como Patrick Cunha e José Pedro Fontes no CPGT, José Monroy no PTCC, Vítor Araújo no CPCC 1300 e Luís Barros, no CPCC.

O staff do Direita3 marcou presença em mais uma prova internacional, cobrindo todos os acontecimentos desta jornada da Velocidade.

Rali Torrié

O Rali Torrié marcou a estreia do Ford Fiesta S2000 em território nacional, tendo esta culminado numa vitória suada de Bernardo Sousa, que viu um problema técnico na última especial (falha de tracção traseira e da direcção assistida) quase roubar-lhe a triunfo…Vítor Pascoal, em Peugeot 207 S2000 ficou a meros 6 segundos do madeirense, tendo o pódio sido completado pelo açoriano Ricardo Moura, em Mitsubishi Lancer EVO IX.

Dentro dos CPR 2L/2RM, Vitor Senra e o seu Peugeot 206 S1600 venceram, depois de Adruzilio Lopes, em Renault Clio R3, ter sido penalizado na última especial e perdido uma vitória certa, dado o seu andamento ao longo do dia. Desta forma, o piloto desceu para 3º lugar, com João Ruivo, em Fiat Stilo Multijet a ficar-se pelo 2º lugar. Destaque final para alguns acidentes (como o de Vitor Sá, do qual poderá ver fotografias exclusivas no Direita3) e a desistência de Miguel Campos, quando pressionava Bernardo Sousa para alcançar o 1º lugar.

O Direita3 marcou presença neste arranque da edição de 2010 do CPR e traz-vos todos os momentos desta prova emocionante.

Rali de Barcelos

O Rali de Barcelos teve como ponto alto o regresso de Fernando Peres ao seu “antigo” Ford Escort Cosworth, mostrando que quem sabe, nunca esquece. Desta forma, a dupla triunfou sobre os seus rivais do Open de Ralis, tendo João Ruivo, em Fiat Stilo Multijet sido 2º, enquanto que Nuno Pina, em Peugeot 206 GTI foi 3º.

De destacar também o duelo que este último e Daniel Ribeiro travaram no Desafio Modelstand, com o primeiro a levar a melhor sobre o segundo, por menos de 1 segundo…Nos Juniores, André Pimenta triunfou, mesmo tendo sofrido diversos problemas ao longo do Rali, enquanto que nos Clássicos, Paulo Azevedo foi o 1º a atingir a meta. Finalmente, Orlando Duarte venceu o Troféu Fastbravo, enquanto que Luis Delgado venceu no Troféu “Fiat em Nós e Acelera”, reservado aos Fiat Uno 45S.

O Direita3 esteve presente em mais uma prova do Campeonato Open de Ralis, cada vez mais o terreno de eleição de muitos pilotos em ascensão.

Rali Montelongo

O Rali Montelongo marcou o início da época de Ralis de 2010 e trouxe consigo algumas novidades, quer a nível de inscritos, quer ao nível da classificação. Manuel Coutinho e o seu Lancer EVO VI foram os vencedores do Rali, controlando sem qualquer dificuldade o andamento dos seus adversário. André Pimenta, também em Lancer EVO VI, foi vencedor entre o Campeonato Junior, enquanto que Tiago Almeida, em Lancer EVO III, foi o vencedor do Campeonato Regional Norte.

A chuva foi a principal condicionante do Rali, caindo com grande intensidade e complicando a vida quer dos pilotos, quer do público que compareceu e resistiu até ao final do Rali. Algo que nem o Direita3 escapou…mas que não impediu a nossa cobertura!