2019

WTCR – Vila Real

A caravana da Taça do Mundo de Carros de Turismo voltou a rumar ao Circuito Internacional de Vila Real, trazendo consigo a espectacularidade e competitividade associados a esta categoria. Para além dos pilotos “mundialistas”, o programa do circuito transmontano contou também com os participantes do Open de Velocidade e TCR Ibérico, o KIA Picanto GT Cup e também os Campeonatos Nacionais de Clássicos, Clássicos 1300 e Legends.

No capítulo desportivo, Tiago Monteiro esteve em destaque ao longo do fim de semana. Se as duas primeiras corridas do programa não correram de feição ao piloto português, a derradeira prova do fim de semana trouxe consigo o primeiro triunfo de Tiago Monteiro desde o seu grave acidente, em 2017. Com muitos motivos para celebrar, a exuberante demonstração de apoio por parte do público presente em Vila Real ficará por certo na memória colectiva.

DIREITA3 marcou presença em Vila Real e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos deste fim de semana inesquecível.

Rali de Viana do Castelo

A dupla Vítor Pascoal/Pedro Alves, ao volante do Porsche 991 GT3 Cup, foi a vencedora do Rali de Viana do Castelo depois da disputa dos nove troços que compunham a prova organizada pelo Clube Automóvel de Santo Tirso. Os vencedores foram os que melhor resistiram à exigência da prova, beneficiando também do abandono do Porsche 997 GT3 de Pedro Silva para confirmarem o triunfo com tranquilidade.

No campeonato Regional de Ralis do Norte, André Cabeças/Bino Santos dominaram os acontecimentos, apesar da pressão de Márcio Pereira, em Mitsubishi Lancer EVO VII. No entanto, com a saída de estrada do jovem piloto ao início da tarde, Cabeças ficou isolado na liderança do Regional, gerindo a sua vantagem até ao final. No Desafio Kuhmo, Daniel Silva/Filipe Martins, em Renault Clio e Daniel Martinez Vicente/Sílvia Vicente, em Citroen AX, foram os vencedores das respectivas categorias. Relativamente à Copa 106, Rafael Marques Pereira/António Pereira alcançaram o triunfo.

DIREITA3 marcou presença em Viana do Castelo e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos desta espectacular prova.

Rampa da Falperra

A Rampa Internacional da Falperra, prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho, contou com uma forte adesão por parte do público, ajudado pelo bom tempo que se fez sentir em Braga. O espectáculo proporcionado pelos pilotos na EN309 foi de elevado nível, tendo sido apenas perturbado pelos diversos acidentes que obrigaram a algumas paragens, por vezes prolongadas.

Christian Merli alcançou a sua primeira vitória na Falperra, mantendo a invencibilidade conseguida até ao momento no Campeonato Europeu de Montanha de 2019. O piloto do Osella FA30 Zytek LRM bateu o seu próprio recorde, rubricando um tempo de 1m46.944s na 2ª subida de prova. A 3ª subida viria a ser interrompida após o aparatoso acidente de Sebastien Petit, ao volante de um Norma M20FC, provocado pela quebra de algumas peças da secção traseira que ditaram uma rápida saída de estrada. Simone Faggioli foi o 2º classificado, a 3.390s de Merli, enquanto Cristophe Lambert levou o seu Osella FA30 à 3ª posição.

O melhor português inscrito no Campeonato Europeu de Montanha foi Patrick Cunha, ao volante do Mercedes-AMG GT4. Quanto ao Campeonato de Portugal de Montanha, o triunfo foi para o piloto espanhol César Rodriguez, ao volante do SilverCar FE10. No entanto, dado que o piloto espanhol não se encontra inscrito no campeonato lusitano, a pontuação máxima foi conquistada pelo rapidíssimo João Fonseca.

DIREITA3 acompanhou os principais momentos da Rampa da Falperra, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.

Rali de Gondomar

O Rali de Gondomar, quarta prova do Campeonato Norte de Ralis organizada pelo Gondomar Automóvel Sport, foi ganho pela dupla André Cabeças/Bino Santos. A dupla do Mitsibishi Lancer Evo IX dominou a prova nortenha, que teve duas paragens por interrupções dos troços, a mais grave delas devido ao aparatoso acidente de Filipe Madureira na segunda classificativa.

André Cabeças venceu praticamente todas as classificativas, falhando apenas um, onde Pedro Antunes impôs o Peugeot 208 R2. Destaque ainda para o susto de André Cabeças na super-especial de 6ª feira, onde um apoio do motor se partiu. Pedro Antunes conquistou o 2º lugar, a 30 segundos do vencedor, após uma animada luta com o Citroen C2 S1600 de Luís Delgado, 3º classificado a 34.4 segundos. O piloto do Citroen debateu-se com problemas de travões durante as derradeiras classificativas.

DIREITA3 acompanhou os principais momentos do Rali de Gondomar, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.

Azores Rally

Após dois dias onde o bom tempo marcou presença e Alexey Lukyanuk dominou, a chuva e o nevoeiro do último dia veio complicar bastante o Azores Rallye. Quando tinha uma boa liderança superior a 40 segundos, Alexey Lukyanuk furou na especial de Graminhais, desceu para a terceira posição e atrasou-se bastante. O pneu furado resultou no rompimento de um tubo dos travões do Citroën, apanhando o russo de surpresa na primeira curva e sair de estrada com alguma violência, mas sem danos físicos com a dupla russa.

Łukasz Habaj subiu para segundo por troca com Ricardo Moura, logo no inicio do dia e aproveitou o azar de Lukyanuk da melhor forma e passar a ser o novo líder, com o piloto açoriano a apenas 18 segundos de distância. Ricardo Moura ainda tentou alcançar Habaj na derradeira especial, mas apenas conseguiu recuperar 10 segundos ao piloto polaco que acabou por obter a sua primeira nos Açores e no ERC. Moura deixou escapar a vitória por 8.4 segundos num troço muito difícil e com muitas armadilhas, sendo fácil errar e perder um excelente segundo lugar da geral e a vitória no CPR.

Pierre-Louis Loubet foi obrigado a parar após a primeira especial do último dia de prova, com uma avaria na bomba de água do Skoda Fabia R5. Chris Ingram aproveitou o azar do francês para subir à quarta posição e conseguir subir ao pódio pela terceira vez no ERC (a primeira no Azores Rallye), vencendo ainda entre os ERC1 Júniores. Luís Miguel Rego não chegou a participar no derradeiro dia, devido a uma lesão no braço direito, depois de uma boa prestação nos dois primeiros dias.

Ricardo Teodósio e Bruno Magalhães foram os pilotos mais rápidos do derradeiro dia de prova, separados por apenas 0.7 segundos na classificação de hoje. Com os abandonos de Lukyanuk e Loubet, a juntar à má prestação de Marijan Griebel na última etapa, Magalhães subiu ao quarto posto, sendo segundo nas contas do CPR. Ao abrir a estrada com os pisos molhados, Teodósio não saiu penalizado e até venceu quatro especiais à geral, efectuando uma recuperação até à quinta posição. Alexandros Tsouloftas foi segundo entre os ERC1 Júniores, mas não foi além da sétima posição, a mais de dois minutos de Griebel.

Bernardo Sousa aproveitou para fazer mais quilómetros no Citroen C3 R5 com que irá continuar no Campeonato Regional dos Açores, acabando por terminar na oitava posição, com larga vantagem para Vojtech Štajf e Paulo Nobre que terminaram em nono e décimo, respectivamente. Miguel Correia e António Dias resistiram à dureza do rali, conseguindo boas pontuações para o CPR, sendo quarto e quinto respectivamente na classificação deste campeonato. Efrén Llarena ficou com o caminho livre para a sua primeira vitória no ERC3, após Pedro Antunes ter perdido tempo com um toque que danificou a suspensão, caindo para a quarta posição, atrás de Sindre Furuseth e Elias Lundberg.

DIREITA3 acompanhou os principais momentos do Azores Rallye, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.

Rali Serras de Fafe

Dani Sordo e Carlos del Barrio, em Hyundai i20 R5, passearam a classe no Rali Serras de Fafe, 1ª prova do  Campeonato Nacional de Ralis, vencendo 13 das 14 classificativas que compuseram a prova da Demoporto, que percorre algumas das mais emblemáticas especiais dos ralis mundiais para todos os aficionados, sendo que, para muitos, portugueses e estrangeiros, são mesmo as mais espectaculares sem qualquer contestação. As dezenas de milhares de entusiastas espectadores que acompanharam o rali ao longo destes dois dias são disso mesmo bem demonstrativos.

E se a prova não teve história nem por um segundo no que ao vencedor absoluto diz respeito, cedo na manhã do segundo dia deixou de ter relativamente ao vencedor para as contas do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Ricardo Teodósio, navegado por José Teixeira no Skoda Fabia R5, cedo superou a dupla Ricardo Moura/António Costa, em carro idêntico, e foi consolidando a vantagem de forma consistente ao longo de todo o sábado, garantindo um merecido triunfo, já em modo de gestão na ponta final.

Moura perderia ainda mais uma posição, para Miguel Barbosa e Paulo Babo, noutro Skoda Fabia R5, enquanto José Pedro Fontes, no saudado regresso de Inês Ponte ao banco direito do Citroën C3 R5 oficial, fazendo uma prova de trás para a frente, acabou por garantir um positivo quarto lugar para o CPR, posição conquistada, no derradeiro troço, à dupla Bruno Magalhães/Hugo Magalhães, em Hyundai i20 R5 oficial.

DIREITA3 acompanhou os principais momentos do Rali Serras de Fafe, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.