Lancia 037 Rallye: O derradeiro RWD…
Em 1982, a entrada em cena dos novos regulamentos do Grupo B gerou um enorme interesse por parte dos construtores, entre os quais a italiana Lancia. Após o sucesso obtido no final da década de 70 com o futurista Lancia Stratos, a marca italiana procurava um sucessor à altura para os ralis internacionais. O resultado deste esforço foi o Lancia 037 Rallye, ainda hoje considerado como um dos mais belos automóveis de competição de sempre.
Com o nome de código Tipo 151, o Lancia Rallye herdou a sua designação oficial a partir do nº de projecto atribuido internamente pela Abarth: 037. Este projecto, que arrancou em 1980, pretendia recolocar a Lancia no caminho das vitórias internacionais. Para tal, seria criada uma viatura destinado ao Grupo B, cujas regras entravam em vigor a partir de 1982. O responsável pela projecto seria o experiente engenheiro italiano Sergio Limone.
O desenho do 037 foi maioritariamente realizado pela Abarth (então integrada no grupo Fiat), em parceria com a Dallara e a Pininfarina. O Lancia 037 Rallye contava com um motor de 2 litros e 4 cilindros, equipado com um compressor volumétrico e montado centralmente. A potência inicial rondava os 265cv, tendo sido aumentada para 300cv com a Evo 1. No Evo 2, a potência subiu para os 325cv, devido ao aumento da cilindrada (2111cc). De acordo com os regulamentos, 200 unidades Stradale do Lancia 037 Rallye foram construídas e vendidas ao público.
A estreia em competição do Lancia 037 Rallye foi realizada no Rally Costa Smeralda, em 1982. Os dois 037 Rallye inscritos pela marca italiana desistiram com problemas na caixa de velocidades. A 1º vitória deste modelo seria alcançada apenas em 1983, no traiçoeiro Rallye de Monte Carlo. No final desse ano, o 037 Rallye catapultou a Lancia para o título mundial de Construtores. No Campeonato de Pilotos, Mikkola acabaria por bater Röhrl e Alen, 2º e 3º classificados respectivamente.
Com a surpremacia da Audi ao longo de 1984 e da Peugeot na temporada de 1985, o Lancia 037 Rallye foi rapidamente ultrapassado pela feroz oposição equipada com 4 rodas motrizes. Em 1985, o 037 Rallye acabaria por ser substituido pelo Lancia Delta S4, com 4 rodas motrizes, compressor volumétrico, turbo compressor…e cerca de 500 cv. A história do 037 ficou ainda marcada pelo trágico desaparecimento de Attilio Bettega, na edição de 1985 do Tour de Corse, ao volante de um 037 Rallye.
O Lancia 037 Rallye será para sempre recordado como o último Campeão do Mundo equipado com apenas 2 rodas motrizes. As 4 rodas motrizes que levaram a Audi ao estrelato, alteraram para sempre a história do Campeonato do Mundo de Ralis. Recorde agora esta época de ouro dos ralis mundiais, através do vídeo que hoje vos apresentamos.