Acidentes marcam treinos da Indy 500
Será já no próximo fim de semana que irá ser disputada a prova rainha do campeonato norte-americano Indycar Series, as 500 Milhas de Indianapolis. No entanto, os treinos para esta prova ficaram marcados por diversos acidentes que colocaram em causa a segurança dos monolugares e dos respectivos kits aerodinâmicos, estreados esta época.
Helio Castroneves foi o primeiro piloto envolvido num espectacular acidente na passada quarta-feira, provocado por um despiste a alta velocidade na Curva 1 do traçado norte-americano. No momento em que o chassis Chevrolet efectuou um pião, o monolugar levantou vôo e aterrou na pista virado ao contrário. O piloto brasileiro saiu ileso deste aparatoso acidente.
No dia seguinte, foi Josef Newgarden quem sofreu um espectacular vôo, em condições semelhantes à que Helio Castroneves havia enfrentado anteriormente. O piloto perdeu aderência no eixo traseiro do chassis Chevrolet, entrou em pião e embateu de traseira nos muros de protecção. Nesse preciso momento, o monolugar levantou vôo e aterrou na pista virado de pernas para o ar. Tal como Helio Castroneves, também Josef Newgarden saiu ileso deste acidente.
No passado Sábado, Ed Carpenter foi o 3º piloto a sofrer um aparatoso acidente no traçado de Indiana. Tal como Josef Newgarden, Carpenter perdeu a aderência no eixo traseiro e entrou em pião, embatendo com a secção traseira nos muros de protecção. Nesse momento, o chassis Chevrolet também levantou vôo e aterrou virado ao contrário.
Como reacção a estes acidentes, a Indycar reduziu a pressão dos turbos instalados nos monolugares numa tentativa de diminuir a velocidade dos monolugares para valores inferiores a 230 mph (cerca de 370 Km/h). Anteriormente, as equipas eram autorizadas a aumentar a pressão dos turbos durante a sessão de qualificação, o que lhes daria mais 40 a 50 cavalos relativamente ao setup utilizado em corrida.
http://www.youtube.com/watch?v=NlbdpXb3FSg
No entanto, mesmo com estas alterações, o circuito de Indiana voltou a ser palco de mais um aparatoso acidente, desta feita protagonizado por James Hinchcliffe durante as sessões de treino realizadas ontem. Um apoio da suspensão do chassis Honda do piloto canadiano partiu na entrada para a Curva 3, levando ao embate a alta velocidade nos muros de protecção. Hinchcliffe foi sujeito a uma intervenção cirurgica à parte superior da coxa, encontrando-se em recuperação no Hospital Metodista de Indianapolis.
Scott Dixon irá partir da pole position para as 500 Milhas de Indianapolis, após ter cumprido o conjunto de 4 voltas programado em 2m38s. A seu lado terá dois pilotos da Penske, Will Power e Simon Pagenaud. Buddy Lazier foi o único piloto não qualificado para a prova de Domingo.