Citroen conquista título em Xangai
A Citroen conquistou em Xangai mais um título de Construtores no WTCC, graças às vitórias conquistadas por Yvan Muller e José Maria López. Numa jornada onde a marca francesa voltou a dominar todos os acontecimentos, o português Tiago Monteiro protagonizou duas corridas discretas onde conquistou terminou no 8º e 6º lugar.
Na 1ª corrida da jornada chinesa do WTCC, a partida foi o momento decisivo. Vários carros viram-se envolvidos num acidente,e Gabriele Tarquini, Tom Coronel, Tom Chilton e John Filippi acabaram mesmo fora de prova. Tiago Monteiro também sofreu um toque e caiu para o fundo do pelotão, mas permaneceu em prova.
No recomeço da prova após a presença do Safety Car em pista, José Maria López dilatou progressivamente a sua vantagem e conquistou a vitória perante os seus colegas de equipa Yvan Muller e Sébastien Loeb. Atrás da “comitiva francesa” terminou o LADA de Nicky Catsburg, imediatamente à frente do Citroen C-Elysée de Mehdi Bennani.
Tiago Monteiro recuperou até à 8ª posição, tendo ultrapassado Hugo Valente a duas voltas do fim da prova. No entanto, a exclusão de Nicolas Lapierre da 1ª prova (por pressão excessiva do turbo) acabaria por colocar Monteiro na 7ª posição.
A segunda corrida do fim de semana contou com apenas 15 carros à partida, com Hugo Valente a partir da pole position. Gabriele Tarquini, cujo Honda foi recuperado a tempo da 2ª prova, foi promovido à 2ª posição e efectuou um arranque exemplar, subindo à 1ª posição. Yvan Muller seguia atrás e só à 9ª volta foi capaz de ultrapassar Tarquini, que tinha agora José Maria López nos espelhos retrovisores.
Apesar da enorme pressão do campeão argentino, Tarquini manteve a 2ª posição até ao final da prova. Já Yvan Muller não teve qualquer oposição até a bandeirada de xadrez e com isso conquistou mais uma vitória no WTCC. Quanto a Tiago Monteiro, terminou a prova na 6ª posição, vencendo o duelo particular com o Citroen de Ma Qing Hua.