Hamilton regressa às vitórias no Japão
Em Suzuka, a exibição dominadora de Lewis Hamilton permitiu-lhe igualar o número de vitórias do seu ídolo, Ayrton Senna: 41 triunfos. Livrando-se da pressão de Nico Rosberg logo no arranque, o piloto inglês geriu a corrida e regressou ao degrau mais alto após um Grande Prémio de Singapura desapontante. Sebastian Vettel encerrou o pódio do Grande Prémio do Japão.
Com os problemas enfrentados em Marina Bay bem presentes na memória, a Mercedes pretendia regressar às boas exibições já em Suzuka. A pole position alcançada por Nico Rosberg dava confiança à equipa de Brackley e o desempenho demonstrado dos dois monolugares durante o Grande Prémio do Japão reflectiria isso mesmo.
Nico Rosberg acabaria batido por Lewis Hamilton logo no arranque da prova, perdendo a 1ª posição à saida da 1ª curva do traçado nipónico. O alemão acabaria mesmo por descer até à 4ª posição, atrás de Sebastian Vettel e Valtteri Bottas. No meio do pelotão, Daniel Ricciardo e Felipe Massa tocaram-se nos metros iniciais da prova. Um furo para cada um dos pilotos foi o inevitável resultado deste incidente.
Com Nico Rosberg preso atrás de Valtteri Bottas, o piloto alemão teria que ultrapassar após as paragens nas boxes. Com uma travagem nos limites na entrada para a chicane, Rosberg superou Bottas e ascendeu à 3ª posição. Vettel era o próximo alvo e na 2ª passagem pelas boxes, Rosberg parou mais cedo do que o previsto pela Ferrari e surpreendeu Sebastian Vettel, que foi incapaz de manter o piloto da Mercedes atrás de si.
As posições do pódio não seriam alteradas até ao final do Grande Prémio e Lewis Hamilton conquistava o seu 41º triunfo em Suzuka. No palco onde Ayrton Senna conquistou os seus três campeonatos mundiais, Hamilton igualou o número de triunfos do seu ídolo. Num pódio carregado de simbolismo para o piloto britânico, a importância deste feito único não foi esquecida.
Kimi Raikkonen voltou a protagonizar uma boa exibição, terminando imediatamente atrás do seu companheiro de equipa da Ferrari. Sem andamento para os Mercedes, o piloto finlandês conseguiu bater o seu compatriota da Williams, Valtteri Bottas, na derradeira passagem pelas boxes.
Nico Hulkenberg, 6º classificado, foi o melhor representante da Force India e a dupla da Lotus, Romain Grosjean e Pastor Maldonado, terminou na 7ª e 8ª posição respectivamente. Max Verstappen e Carlos Sainz, em Toro Rosso, encerraram o lote de posições pontuáveis em Suzuka.