López e Loeb repartem vitórias na Argentina
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A Citroen voltou aos “velhos hábitos” de 2014 e dominou a concorrência nas primeiras duas provas do WTCC, edição 2015. O circuito de Termas de Rio Hondo, localizado na Argentina, foi palco de mais uma vitória de José Maria López e de Sébastien Loeb. Quanto ao português Tiago Monteiro, foi o melhor piloto não-Citroen em prova, conquistando um pódio na 2ª corrida do programa.
Muito embora “Pechito” López partisse da pole position para a 1ª prova de 2015 do WTCC, um arranque menos conseguido do actual Campeão Mundial deixou-o sobre pressão de Yvan Muller. Os dois pilotos da Citroen chegaram mesmo a tocar-se, mas Lopez permaneceu na liderança. Atrás destes dois pilotos seguia o francês Sébastien Loeb, a curta distância dos dois primeiros.
Demonstrando um ritmo infernal, ao fim de 9 voltas o trio da frente tinha cerca de 11 segundos de vantagem sobre o piloto mais próximo, Tiago Monteiro. O piloto do Porto não tinha no Honda Civic um aliado capaz de lutar contra os Citroen C-Elysée: a velocidade de ponta substancialmente inferior, num circuito marcado pelas longas rectas, fazia toda a diferença entre os dois modelos.
Desta forma, José Maria López venceu a primeira prova da temporada, no seu próprio país. Yvan Muller e Sébastien Loeb completaram o pódio em Termas de Rio Hondo. Já Tiago Monteiro foi o 4º classificado, a cerca de 14 segundos do vencedor da prova.
http://www.youtube.com/watch?v=aTKn7qDcjbM
Na segunda prova do fim de semana, James Thompson arrancou da pole position e viu-se envolvido num toque com Stefano D’Aste. O piloto da LADA acabaria mesmo por abandonar com problemas na suspensão do seu Vesta. Quem aproveitou a confusão foi Ma Qing Hua, que passou para a liderança da prova, com Sébastien Loeb imediatamente atrás de si.
Um erro do piloto chinês deitaria tudo por tudo, entregando a liderança ao ex-campeão de ralis. Para agravar a situação, a temperatura do motor do Citroen de Qing Hua aumentou consideravelmente, obrigando-o a rumar às boxes para limpar a grelha dianteira e arrefecer o motor. Com este procedimento, Ma Qing Hua desceu para o fundo do pelotão.
Inúmeros toques e saídas de pista sujaram a pista ao ponto de ser necessário a intervenção do Safety Car. Com Loeb na liderança, Gabriele Tarquini na 2ª posição e José Maria López no último lugar do pódio, muitos apontavam para mais uma vitória do “piloto da casa”.
No recomeço da prova, López rapidamente ultrapassou Tarquini, sem argumentos para lutar contra a superioridade técnica dos Citroen. Mas Loeb estava longe e acabaria mesmo por vencer a segunda prova do fim de semana, batendo o seu colega de equipa argentino. No último lugar do pódio ficou Tiago Monteiro, que logrou bater o seu companheiro de equipa durante a fase final da prova.