Prestação exemplar na Rampa da Falperra
Foi em verdadeiro ambiente de festa que se desenrolou no fim-de-semana passado a 36ª Edição da Rampa da Falperra. As excelentes condições meteorológicas que se fizeram sentir também potenciaram esta Edição, para gáudio de milhares de espectadores que pernoitaram acampados sexta, sábado e domingo na encosta da Falperra.
Em suma, durante os dois dias de provas estiveram presentes cerca de 200.000 espectadores, o que é de todo notável para o retorno mediático pretendido para todas as partes envolvidas, onde se incluem obviamente os 143 pilotos participantes e todos os respectivos patrocionadores.
De salientar ainda a merecida homenagem ao notável piloto espanhol Andrés Vilariño, realizada pelo Clube Automóvel do Minho e pela Câmara de Braga, que para além de o distinguirem como desportista, também o homenagearam como um exemplo de Homem.
A participação de Paulo Ramalho nesta 36ª edição da Rampa da Falperra teve um significado muito especial, dado que no ano passado tinha sido impedido de participar nesta Rampa por motivos sérios de saúde, como tal a sua participação este ano teve desde logo um significado muito especial para si e que caracterizam a resiliência do piloto mentor da PRMiniracing.
Após a Rampa da Penha, em que manifestamente teve dificuldades em adaptar-se às traiçoeiras condições de chuva, Paulo alinhou na Falperra com o intuito de dar continuidade à sua recuperação competitiva, evoluindo subida após subida os seus tempos, sendo prejudicado na penúltima subida de prova ao alcançar o piloto que o precedia na partida e com isso a não alcançar um possível bom registo, aproveitando para o somatório da sua classificação apenas as duas possíveis subidas de prova.
A 4ª posição final alcançada demonstra ainda que os seus níveis de ritmo e confiança ainda não foram alcançados e que esse trabalho terá continuidade nas seguintes provas que compõem o calendário. Por último, de referir que o piloto do Porto utilizou de forma pontual e simbólica uma réplica perfeita do capacete utilizado pelo famoso piloto Ayrton Senna, que faria este ano 55 anos.
Quanto a Rui Ramalho, após a fantástica vitória na prova inaugural do Campeonato – Penha / Guimarães – que se desenrolou em condições bastante difíceis, o piloto apresentou-se na Falperra bastante motivado e com o intuito de defender a sua liderança do Campeonato de Portugal de Montanha.
Este traçado bastante rápido e um dos seus preferidos, enquadra-se na perfeição ao seu estilo de pilotagem e como tal, desde logo demonstrou um fortíssimo andamento, conseguindo com um protótipo menos evoluído que os utilizados pela sua concorrência, discutir em todas as subidas um dos lugares do pódio.
Como resultado de todo o esforço e rapidez demonstrada, o piloto mais jovem da PRMiniracing alcançou no final a meritória 2ª posição, o que é um excelente resultado e que lhe permite dilatar a sua liderança no Campeonato. O piloto do Porto comentou no final que o Juno SSE esteve irrepreensível ao longo de todo o fim-de-semana, resultado do trabalho de excelência levado a cabo pela sua Equipa e que melhor seria praticamente impossível de fazer.