Vettel leva Ferrari à vitória em Sepang
30 Março 2015 - José Soares da Costa

Contrariando todas as expectativas, o Grande Prémio da Malásia não teve um Mercedes como venceder. Foi Sebastian Vettel e a Ferrari quem levaram a melhor na tarde de Domingo, batendo a equipa germânica com uma estratégia de corrida mais eficiente, de apenas 2 paragens, contra as 3 paragens previstas pela Mercedes. Lewis Hamilton e Nico Rosberg completaram o pódio em Sepang.

Aproveitando a pole position conquistada na sessão de qualificação, Lewis Hamilton efectuou um arranque exemplar para o Grande Prémio, mantendo Vettel e Rosberg atrás de si. Os dois pilotos alemães viram-se enolvidos numa luta nos primeiros metros da prova, mas o piloto da Ferrari acabaria por superiorizar-se na travagem para a 1ª curva do circuito malaio.

Sebastian Vettel lançou-se então em perseguição de Lewis Hamilton, mas a saida de pista do Sauber de Marcus Ericsson ditou a entrada do Safety Car em pista. A Mercedes chamou então os seus dois pilotos às boxes para troca de pneus (médios para duros), tendo Vettel permanecido em pista, na liderança da prova.

Com o recomeço da prova, Hamilton era agora 6º e Rosberg ocupava a 9ª posição. Enquanto Vettel dilatava a vantagem para os seus mais directos rivais, Hamilton e Rosberg subiam na tabela classificativa. Após 4 voltas, Hamilton era já 2º classificado a 9 segundos de Vettel. Mas ao contrário do demonstrado anteriormente, a Mercedes não apresentava andamento para bater a Ferrari.

Com o Mercedes a apresentar uma degradação acentuada dos pneumáticos, o Ferrari SF15-T (mais suave com os pneus) viu-se em vantagem perante os seus adversários. Na sua 1ª paragem nas boxes, à 17ª volta, Vettel voltou a montar pneus médios. Com pneus frescos, Vettel rapidamente ultrapassou Rosberg e à 24ª volta regressava à liderança do Grande Prémio.

Hamilton parou então nas boxes, para montar pneus médios. Já Rosberg parou duas voltas depois e montou pneus duros. O piloto inglês reduziu então a diferença para Vettel para catorze segundos. A 36ª volta foi o momento escolhido por Vettel para parar nas boxes e montar pneus duros. Logo a seguir, Hamilton regressava à boxe para a sua última paragem.

Sem mais nenhum conjunto de pneus médios disponível (havia utilizado no dia anterior, durante a Q2), a Mercedes errou na sua estratégia para este Grande Prémio. Hamilton viu-se então forçado a utilizar pneus duros, não tendo argumentos para alcançar Vettel. A diferença entre os dois pilotos reduziu-se para uns “longínquos” 8 segundos. Atrás destes dois pilotos terminou Nico Rosberg, a menos de 4 segundos do seu colega de equipa.

Kimi Raikkonen foi o 4º classificado nesta prova, depois de ter arrancado da 11ª posição devido à chuvada durante o Q2. Efectuando uma dura corrida de recuperação, onde chegou a sofrer um furo devido a um toque de Felipe Nasr, o piloto finlandês confirmou o forte andamento do Ferrari SF15-T na Malásia.

A Williams foi a 3ª força no Grande Prémio da Malásia, não tendo ritmo para acompanhar os Mercedes e Ferraris. Valtteri Bottas bateu o seu colega de equipa Felipe Massa, terminando na 5ª posição. Já Max Verstappen foi a estrela do Grande Prémio, com uma exibição cheia de garra e bastante qualidade. Foi 7º classificado, terminando imediatamente à frente do seu colega de equipa, Carlos Sainz Jr.

Os dois Red Bull encerraram o Top-10 na Malásia, com Daniil Kvyat a ser superior ao seu colega de equipa Daniel Ricciardo. Os dois monolugares da marca de bebidas energéticas sofreram ao longo da prova graves problemas de sobreaquecimento dos travões de carbono.