Álvaro Parente vence em Bathurst!
8 Fevereiro 2016 - José Soares da Costa

A primeira participação do piloto portuense Álvaro Parente nas 12 Horas de Bathurst resultou num enorme sucesso a todos os níveis. Parente tornou-se o primeiro piloto português a vencer a clássica prova australiana, tendo partilhado o Mclaren 650 GT3 da Tekno Autosports com Shane van Gisbergen e Jon Webb.

Num dos circuitos mais difíceis do mundo, Álvaro Parente saiu da pole position para as 12 Horas de Bathurst. Desde os treinos livres, o Mclaren 650S GT3 nº59 estava entre as viaturas mais rápidas em pista e Shane van Gisbergen foi o responsável pelo tempo canhão obtido durante a sessão de qualificação. Com um arranque de prova sem incidentes, a corrida da tripla da Tekno Autosports corria sem problemas até que o Mclaren 650S GT3 imobilizou-se em plena recta da meta.

Álvaro Parente, que se encontrava ao volante do Mclaren nesse momento, foi forçado a efectuar um “reboot” à electrónica da caixa de velocidades da viatura britânica, perdendo cerca de 45 segundos. A cerca de uma hora e meia do final da prova, a Tekno Autosports seria ainda penalizada com um drive-through devido ao excesso de velocidade de Shane van Gisbergen na via das boxes. Apesar do atraso, o Mclaren 650S GT3 nº59 encontrava-se ainda na luta pelo triunfo.

A entrada do Safety-Car na fase final da prova permitiu dilatar a vantagem relativamente ao seu mais directo rival, o Nissan GT-R GT3 de Katsumasa Chiyo, Florian Strauss e Rick Kelly. Mesmo assim, as duas viaturas acabariam a prova separadas por apenas 1.3 segundos. Com esta vitória, a Mclaren conquistou o seu primeiro triunfo numa prova internacional desde as 24 Horas de Le Mans em 1995.