Coronel e Huff repartem vitória em Marrocos
9 Maio 2016 - José Soares da Costa

No complicado traçado citadino de Marraquexe, os Honda Civic voltaram a estar à altura dos “imbatíveis” Citroen C-Elysée. Robert Huff venceu a 2ª prova do fim de semana e o português Tiago Monteiro reduziu a diferença pontual face ao campeão em título, José Maria López. A vedeta Tom Coronel também esteve em destaque em Marrocos, ao conquistar a primeira vitória de uma equipa privada em 2016.

A corrida de abertura da jornada marroquina do WTCC viu James Thompson partir da pole position, com o LADA de Hugo Valente a seu lado. No entanto, o piloto francês viria a tocar em Thompson ainda durante a primeira volta, atirando-o para fora de pista. Embora tivesse ascendido ao comando da prova, Valente acabaria por ser alvo de um drive-through devido ao referido incidente.

Esta penalização deixou o Chevrolet Cruze de Tom Coronel na liderança da corrida, com José Maria López e Yvan Muller imediatamente atrás. Os pilotos da Citroen aproveitaram o incidente entre o LADA de Nicky Catsburg e o Volvo de Thed Bjork para ascenderem à 2ª e 3ª posição respectivamente.

Mesmo perante a enorme pressão colocada por José Maria López, o piloto holandês da ROAL Motorsport não cedeu ao seu adversário e acabou por conquistar a primeira vitória do ano para a formação de Roberto Ravaglia. Quanto ao português Tiago Monteiro, o piloto da Honda terminou a prova na 4ª posição, sendo o melhor representante da marca nipónica nesta corrida.

A segunda corrida desta jornada do WTCC viu Robert Huff partir da pole position, liderando um “comboio Honda” composto por Norbert Michelisz e Tiago Monteiro. Com um arranque exemplar, o piloto britânico da Honda não cedeu terreno relativamente aos seus colegas de equipa.

Mais atrás, Tiago Monteiro viu-se ultrapassado pelo Citroen de José Maria López. No entanto, o piloto português acabaria por aproveitar um erro do piloto argentino para recuperar a terceira posição. Sendo um dos pilotos mais rápidos em pista, apesar do piso molhado, Monteiro viu-se bloqueado atrás de Norbert Michelisz, 2º classificado.

As posições do pódio não se alterariam até ao final da prova e Robert Huff veria o seu triunfo confirmado em Marraquexe. Com este resultado, Tiago Monteiro recuperou algum terreno face a José Maria López, encontrando-se agora a apenas 14 pontos do líder do Campeonato de Pilotos.