Dakar 2016: 5ª Etapa
8 Janeiro 2016 - José Soares da Costa

Sébastien Loeb e a Peugeot voltaram a vencer mais uma etapa na edição de 2016 do Dakar. A 5ª etapa, 2ª parte de uma etapa maratona e uma das mais complicadas desta prova, foi dominada pelos Peugeot 2008 DKR. Nem a navegação causou problemas às duplas das viaturas francesas. Nas motos, Toby Price foi o piloto mais rápido num dia em que a armada lusitana sentiu dificuldades com a altitude. No entanto, Paulo Gonçalves permanece na liderança da categoria.

A Peugeot continua imparável entre os automóveis no Dakar 2016, ao somar mais uma vitória numa etapa. O estreante Sébastien Loeb continua a surpreender tudo e todos, demonstrando um ritmo capaz de ombrear com os veteranos do Dakar. Com Daniel Elena a seu lado, nem a navegação tem sido um problema para a dupla do 2008 DKR. Loeb bateu Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel por 22 segundos e 3 minutos respectivamente.

Quanto à concorrência, Nasser Al-Attiyah foi o “melhor dos outros” ao terminar com o 4º melhor tempo, a 3m7s. Os MINI All4Racing tardam em demonstrar o seu potencial nesta edição do Dakar. Relativamente à Toyota, Leeroy Poulter foi o melhor representante da marca nipónica, a 6m7s de distância. Na classificação geral, Loeb lidera com 7m48s de vantagem sobre Peterhansel. Sainz é o terceiro classificado, a 13m26s.

Relativamente ao português Carlos Sousa, viu-se forçado a abandonar o Dakar após mais um etapa bastante complicada. O piloto português saiu de estrada e ficou com o Mitsubishi ASX preso a meio da etapa. Mesmo com a ajuda do seu companheiro de equipa, a dupla não conseguiu retirar o ASX daquela situação. Para além disso, Carlos Sousa e Paulo Fiuza começaram a sentir os efeitos dos 4000m de altitude. Dado que a dupla não teria outra solução senão ficarem longas horas à espera do camião da assistência, a equipa médica do ASO insistiu no abandono do local para que não houvesse qualquer risco de saúde.

Nas motos, Toby Price venceu a etapa e bateu Antoine Meo e Stefan Svitko. Meo seria no entanto penalizado em 5 minutos, descendo para o 8º tempo do dia. Paulo Gonçalves ressentiu-se dos 4000m de altitude e apenas alcançou o 12º tempo. O melhor piloto português na 5ª etapa seria Hélder Rodrigues, na 8ª posição, enquanto Ruben Faria terminou o dia com o 11º tempo. Na classificação geral, Paulo Gonçalves lidera com 1m45s de vantagem sobre Stefan Svitko e 1m47s relativamente a Toby Price. Ruben Faria é o 8º classificado, a 8m13s e Hélder Rodrigues subiu à 13ª posição, a 16m01s do líder.

Alexis Hernandez foi o piloto mais rápido do dia nos quads, batendo Brian Baragwanath por 1m36s. Marcos Patronelli voltou a demonstrar um bom ritmo, terminando o dia com o 3º tempo, a 1m56s do tempo mais rápido. Ignacio Casale teve problemas de motor nesta etapa, perdendo mais de uma hora para o piloto mais rápido do dia. Com este percalço, Casale desceu para a 14ª posição, a 1h9m do 1º classificado. A liderança encontra-se agora nas mãos de Sergei Karyakin, que conserva 4m55s de vantagem sobre Alexis Hernandez. Marcos Patronelli ocupa a 3ª posição, a 5m43s. Destaque ainda para o abandono de Rafal Sonik, devido a problemas mecânicos.

Nos camiões, Eduard Nikolaev deu o ar da sua graça ao vencer a etapa e bater Martin Kolomy e Federico Villagra por 2m32s e 4m32s respectivamente. Com este resultado, Villagra ascendeu à liderança, tendo neste momento 5 segundos de vantagem sobre Pieter Versluis. Hans Stacey encontra-se perto, tendo ainda uma palavra a dizer quanto à vitória na categoria. O piloto holandês ocupa a 3ª posição, a 21 segundos de distância do 1º classificado.