Regresso ao passado na Senhora da Graça
21 Julho 2016 - José Soares da Costa

Team PRMiniracing

Terá lugar já no próximo fim-de-semana em Mondim de Basto a 6ª prova do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline. A Rampa da Senhora da Graça volta a integrar o calendário da modalidade, depois de bastantes anos de ausência. O CAMI – “Clube Aventura do Minho” e a Câmara Municipal local uniram esforços para reeditarem o fantástico traçado, que na opinião de Paulo Ramalho é actualmente dos melhores em termos de segurança e com todas as condições necessárias para a prática deste desporto.

Trata-se de um traçado bastante rápido e como tal exigente, com algumas zonas em que as velocidades alcançadas rondarão os 200 Km/h nos carros mais rápidos e como tal, adrenalina e emoções fortes não faltarão aos cerca de 40 pilotos inscritos, que serão ainda brindados com uma fantástica vista do cimo do monte da Senhora da Graça, com horizontes a perder de vista.

As previsões de bom tempo e calor e da excelente gastronomia local, são motivos extra para que o público compareça, ainda para mais com as festas locais agendadas para este mesmo fim-de-semana. Uma vez mais se prova que o itinerante Campeonato de Montanha pode e deve ser potenciado pelos respectivos municípios que visita, gerando mais valia para as economias locais e como contrapartida potenciando retorno de imagem para patrocinadores das equipas, dos clubes organizadores e respectivas entidades envolvidas.

Paulo Ramalho, piloto que despoletou a reedição desta Rampa e como tal foi convidado a apadrinhar esta prova, será com muita honra cabeça de cartaz, juntamente com o seu irmão Rui Ramalho. Os dois pilotos irão representar o Team PRMiniracing com o objectivo de uma vez mais discutirem os lugares do pódio.

Depois da fantástica vitória na Rampa do Caramulo, Rui Ramalho voltará a dar o seu melhor nesta prova ao volante do seu Osella PA21S EVO, num traçado que desconhece e do qual não possui referências passadas. É assim com bastante expectativa que o piloto e a sua equipa aguardam a sua participação nesta Rampa.

O piloto mais jovem da PRMiniracing, depois de algumas dificuldades de adaptação ao protótipo italiano nas primeiras provas em que a chuva consecutivamente marcou presença, já demonstrou um evolução assinalável nas últimas provas, em que o bom tempo lhe permitiu com segurança evoluir a sua adaptação a este fantástico protótipo e com isso conseguido efectuar registos de tempos de relevo, provando uma vez mais as suas capacidades e representando a sua equipa ao mais alto nível.

O factor desconhecimento deste traçado poderá ser uma desvantagem para Rui Ramalho face aos seus mais directos adversários. Contudo, com o apoio da sua equipa e esforço suplementar, o piloto tentará reverter esta situação desfavorável a seu favor.

Paulo Ramalho marcará presença nesta prova com um sentimento especial de nostalgia, dado que nos longínquos anos de 2000 a 2004, participou neste traçado ao volante do seu Mini Cooper GP5, quando precisamente se iniciava nesta modalidade. Como tal, para o experiente piloto do Porto, será um regressar às “suas origens”, esperando que este factor funcione como motivação extra para que uma vez mais volte a discutir uma das posições do pódio, tentando assim dar continuidade ao pleno de pódios até agora alcançados nas 5 provas realizadas até à presente data.

No entanto, a sua atenção principal estará uma vez mais voltada para o seu irmão Rui, o qual o tentará apoiar da melhor forma na interpretação deste traçado que será novo para ele. Desta forma, para além da sua concentração necessária para a prova que efectuará, terá ainda como função extra monitorizar e apoiar o seu irmão, contando com o habitual e incansável apoio dos elementos técnicos da sua equipa na procura das melhores afinações para os 2 protótipos.