Kris Meeke com triunfo dramático no México
14 Março 2017 - José Soares da Costa

Kris Meeke

A Citroen Racing regressou às vitórias no Campeonato do Mundo de Ralis e provou o real valor do projecto C3 WRC. Kris Meeke e Paul Nagle colocaram a viatura francesa no lugar mais alto do pódio do Rali do México, batendo o Ford Fiesta WRC de Sébastien Ogier e o Hyundai i20 WRC de Thierry Neuville. No WRC2, Pontus Tidemand levou a melhor sobre a sua concorrência directa.

O Rali do México arrancou com a Super Especial disputada no centro da Cidade do México, a qual foi ganha pelo Toyota Yaris WRC de Juho Hanninen. No regresso da caravana a León, um acidente à saída da Cidade do México e outro acidente na autoestrada México-Querétaro levaram a um atraso de 5 horas e impediram o transporte das viaturas até às respectivas assistências. Com este percalço, a organização da prova foi obrigada a cancelar as passagens matinais que integravam a 1ª etapa.

Nas restantes classificativas desta etapa, Kris Meeke impôs o seu ritmo e ascendeu à liderança. Em “El Chocolate”, foram várias as equipas de fábrica a enfrentarem problemas de sobreaquecimento dos motores. Meeke, que partia mais atrás para as classificativas, encontrou os pisos limpos e escapou aos problemas enfrentados pelos seus rivais. Com isso, saltou para a 1ª posição, com 15.7 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier. Hayden Paddon completou o pódio desta 1ª etapa.

A 2ª etapa era composta por 3 classificativas matinais onde Kris Meeke manteve a liderança da prova, sustendo os ataques de Sébastien Ogier e dilatando a sua vantagem para 2.6 segundos. Enquanto isso, Thierry Neuville era agora o melhor dos Hyundai i20 WRC, ascendendo ao derradeiro lugar do pódio. Durante as classificativas da tarde, o piloto da Citroen beneficiou de um pião de Sébastien Ogier para permanecer confortavelmente na liderança, terminando o dia com 39.2 segundos de vantagem. Já Neuville, sem argumentos para discutir a vitória no México, mantinha-se na 3ª posição, a 33.4 segundos de Ogier.

O derradeiro dia de prova ficou marcado pelos acontecimentos vividos durante o Power Stage: numa altura em liderava confortavelmente e preparava-se para somar o seu primeiro triunfo do ano, Kris Meeke teve uma aparatosa saída de estrada. Se o embate com a viatura de um espectador não causou danos severos ao Citroen C3 WRC, seria a perda de tempo a causar alguma preocupação no seio da equipa francesa. O piloto britânico perdeu-se dentro de um parque de estacionamento improvisado, mas acabaria por retomar a classificativa pouco tempo depois.

Mesmo com os segundos perdidos, Meeke venceu a prova com 13.8 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier. Mesmo com a 2ª posição, o piloto da M-Sport regressou à liderança do Campeonato de Pilotos, contando agora com 8 pontos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Thierry Neuville colocou o melhor dos Hyundai i20 WRC na 3ª posição, a 59.7 segundos do vencedor da prova e somou os pontos da vitória no Power Stage. Latvala foi o melhor representante da Toyota, terminando a prova na 5ª posição. Quanto ao WRC2, Pontus Tidemand levou o Skoda Fabia R5 à vitória, ao bater o Ford Fiesta R5 de Eric Camilli.