Toyota com dobradinha no caos de Fuji
18 Outubro 2017 - José Soares da Costa

Encurtadas devido às fortes chuvas e ao intenso nevoeiro, a edição de 2017 das 6 Horas de Fuji foram palco de uma dobradinha da equipa da casa, a Toyota Gazoo Racing. Demonstrando uma melhor adaptação às condições adversas, os Toyota TS050 Hybrid ditaram o ritmo e bateram os Porsche 919 Hybrid sem qualquer tipo de contestação por parte da marca germânica. Já o piloto português Pedro Lamy teve uma prova para esquecer, ao terminar na última posição da classe GTE-Am.

As condições climatéricas adversas marcaram as 6 Horas de Fuji, levando a duas prolongadas interrupções ao longo da prova. Partindo da pole position, o Porsche 919 nº2 de Earl Bamber chegou a liderar durante a primeira hora da corrida. No entanto, a sua vantagem acabaria por ser eliminada devido à entrada do Safety Car e seria mesmo a Toyota Gazoo Racing quem viria a impor-se na liderança da prova, por intermédio de Sebastien Buemi, no TS050 nº8. Previamente, Andre Lotterer, no Porsche 919 nº1 e Buemi chegaram a tocar-se, resultando em danos na carroçaria do Sport Protótipo germânico.

Após 115 voltas, 7 períodos de bandeiras amarelas e duas bandeiras vermelhas, motivados pelo denso nevoeiro que se abateu sobre o circuito nipónico, Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi e Anthony Davidson foram declarados vencedores desta conturbada edição das 6 Horas de Fuji. Para além disso, a Toyota Gazoo Racing conquistou uma dobradinha em casa, batendo sem apelo nem agravo os Porsche 919 Hybrid e demonstrando que, em condições adversas e com o piso molhado, os Toyota TS050 são a referência entre os LMP1 híbridos. O melhor Porsche 919 Hybrid, entregue a Neel Jani, Andre Lotterer e Nick Tandy, terminou a prova no degrau mais baixo do pódio.

Na categoria LMP2, a Vaillant Rebellion sagrou-se vencedora por intermédio de Bruno Senna, Julien Canal e Nicolas Prost. A Signatech Alpine, por intermédio de Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e André Negrão e a Jackie Chan DC Racing, com Ho Pin Tung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent, completaram o pódio desta classe. Entre os GTE-Pro, a AF Corse carimbou o triunfo graças ao Ferrari 488 GTE de James Calado e Alessandro Pier Guidi, os quais viriam a bater os Porsche 911 RSR oficiais de Richard Lietz/Fred Makowiecki e Michael Christensen/Kevin Estre.

Já nos GTE-Am, Miguel Molina, Francesco Castellacci e Thomas Flohr colocaram o Ferrari 488 GTE da Spirit of Race no degrau mais alto do pódio. A Clearwater Racing (Mok Weng Sun, Kieta Sawa e Matt Griffin) e a Dempsey Proton Racing (Christian Ried, Matteo Cairoli e Marvin Dienst) ocuparam as restantes posições do pódio. Quanto a Pedro Lamy, que partilha um dos Aston Martin V8 Vantage com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, terminou na 5ª posição da classe.