Sébastien Ogier triunfa no México!
Numa prova marcada pelas inúmeras surpresas na classificação geral, Sébastien Ogier somou mais um triunfo em 2018 e recuperou a liderança do campeonato de Pilotos. O piloto francês escapou às inúmeras armadilhas do Rali do México, beneficiando também dos azares alheios para alcançar a vitória. No entanto, a dúvida mantêm-se quanto à penalização atribuída devido a um toque no Power Stage. Se Dani Sordo foi o 2º classificado após um excelente desempenho, Kris Meeke fechou o pódio apesar do desempenho demasiado errático.
O arranque do Rali do México ficou marcado pelo desempenho de Thierry Neuville, primeiro líder da prova após a Monster Street Stage GTO. O piloto oficial da Hyundai bateu o Toyota Yaris WRC de Ott Tanak e o Ford Fiesta WRC de Sébastien Ogier, por 1.9 e 2 segundos respectivamente. No entanto, Dani Sordo rapidamente tomaria conta dos acontecimentos, ao ascender à primeira posição. O piloto espanhol venceu duas classificativas durante a 1ª etapa, batendo o Citroen C3 WRC de Sébastien Loeb por 7.2 segundos. Ainda no campo do construtor francês, Kris Meeke chegou a passar pela liderança, mas alguns erros ao longo do dia ditaram a sua queda até à 4ª posição.
Sébastien Ogier terminou o dia imediatamente atrás do piloto britânico da Citroen, na 5ª posição. Ott Tanak completou o pódio, sendo o único piloto sobrevivente nas hostes da Toyota. Destaque ainda para as “vítimas” desta 1ª etapa: Thierry Neuville sofreu problemas de motor e direcção assistida, Elfyn Evans capotou o Fiesta, Jari-Matti Latvala teve problemas com o alternador e Esapekka Lappi sofreu uma saída de estrada.
Na 2ª etapa, a surpresa que poucos esperariam: Sébastien Loeb ascendeu à liderança logo na 1ª classificativa do dia. Dani Sordo perdeu algum tempo durante as classificativas da manhã, terminando-a a uns escassos 2.9 segundos da 1ª posição. Atrás de Loeb e Sordo desenrolava-se também um interessante duelo: Kris Meeke e Sébastien Loeb terminaram a manhã empatados na 3ª posição, a 15.5 segundos do 1º classificado. Ott Tanak viu-se forçado a abandonar a prova, após perda de potência no motor do Toyota Yaris WRC.
Nas classificativas da tarde, a luta pela liderança ficou marcada pelos furos de Sébastien Loeb e Dani Sordo. O tempo perdido pelos dois pilotos deixou Sébastien Ogier na liderança da prova, terminando o dia com uma confortável vantagem (35.9 segundos) relativamente ao Citroen de Kris Meeke. Dani Sordo completou o pódio, a 7 segundos de Meeke, enquanto o seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen ascendeu à 4ª posição, imediatamente à frente de Sébastien Loeb e Thierry Neuville.
A última etapa não trouxe mudanças significativas na classificação geral, tendo Sébastien Ogier e Julien Ingrassia carimbado mais um triunfo na temporada de 2018, resultado esse que os coloca novamente na liderança do campeonato de Pilotos. Dani Sordo confirmou a 2ª posição, enquanto que Kris Meeke encerrou o Top-3. Relativamente ao Power Stage, Sébastien Ogier foi o piloto mais rápido, mas o toque numa barreira ditou uma penalização de 10 segundos ao piloto francês. A M-Sport optou pelo apelo desta decisão do Colégio de Comissários Desportivos. Relativamente ao WRC2, Pontus Tidemand “passeou” a sua classe e obteve um confortável triunfo sobre a sua oposição directa.