Toyota desqualificada das 6 Horas de Silverstone
21 Agosto 2018 - José Soares da Costa

Apesar de ter conquistado uma dobradinha nas 6 Horas de Silverstone, a Toyota Gazoo Racing foi desqualificada nas verificações técnicas efectuadas após a corrida. Irregularidades nos blocos de titânio presentes no fundo plano dos TS050 Hybrid ditaram a perda desta vitória na secretaria. Quem beneficiou com este inusitado desfecho foi a Rebellion, cujos RB13 alcançaram uma dobradinha em Silverstone.  Mathias Beche, Thomas Laurent e Gustavo Menezes bateram os colegas de equipa, Neel Jani e Andre Lotterer e sagraram-se vencedores.

Segundo o relatório apresentado pelos comissários técnicos, o bloco de titânio do Toyota TS050 Hybrid nº8 apresentou uma deformação de 6mm na secção esquerda e 8mm na secção direita, quando sujeito a 2500N de pressão. Já o mesmo elemento, presente no Toyota TS050 Hybrid nº7, apresentou uma deformação de 9mm em toda a sua extensão, quando sujeito ao mesmo valor de pressão. Mesmo perante os argumentos apresentados pela Toyota Gazoo Racing, descrevendo diversas saídas de pista ao longo da prova, a desqualificação não foi revogada. Um apelo desta decisão chegou a ser considerado, mas o construtor nipónico descartou essa hipótese, assumindo desta forma a sua culpa nesta situação.

Em pista, a Toyota Gazoo Racing alcançou uma dobradinha sem discussão: Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima superaram pela 3ª vez consecutiva os seus companheiros de equipa, desta feita pela diferença de 19.264s. O pódio foi completado pelo “melhor dos outros”, o Rebellion RB13 entregue a Mathias Beche, Thomas Laurent e Gustavo Menezes, a 4 voltas do vencedor da prova. Nos LMP2, a Jackie Chan DC Racing levou a melhor por intermédio de Ho-Pin Tung, Gabriel Aubry e Stephane Richelmi. Nos GTE-Pro, Alessandro Pier Guidi e James Calado levaram a AF Corse ao triunfo. Já a formação da Porsche GT Team, composta por Gianmaria Bruni e Richard Lietz, perdeu o 2º lugar na secretaria devido a irregularidades na altura mínima apresentada pelo 911 RSR. Por fim, a Dempsey-Proton Racing triunfou nos GTE-Am, por intermédio de Christian Ried, Julien Andlauer e Matt Campbell.