Citroën Racing anuncia saída do WRC
20 Novembro 2019 - José Soares da Costa

Recorrendo a um singelo comunicado de imprensa, a Citroën Racing anunciou o abandono imediato do WRC. Segundo a marca francesa, a justificação para esta tomada de decisão passa pela saída de Sébastien Ogier, facto esse que deixa a formação francesa sem um piloto de ponta para disputar a temporada de 2020. Desta forma, a Citroën Racing optou pela interrupção imediata do seu programa desportivo no WRC, mantendo no entanto o suporte aos clientes C3 R5.

Muito embora o compromisso Citroën Racing com as formações Ogier/Ingrassia e Lappi/Ferm fosse de dois anos (2019/2020), as novidades do “mercado de Inverno” do WRC levantaram diversos pontos de interrogação quanto ao line-up da equipa francesa para 2020. A saída de Ott Tanak para a Hyundai, a falta de um rumo claro no topo da hierarquia da Citroën Racing e a evidente falta de desempenho do C3 WRC ao longo de 2019 (disfarçada pelo vasto talento de Sébastien Ogier) precipitaram estes últimos desenvolvimentos.

Com o saída de Sebástien Ogier, a Citroën Racing (que já havia anunciado que iria abandonar o WRC em 2021) optou por encerrar imediatamente o seu programa desportivo. Segundo Linda Jackson, directora da Citroën, este é o principal motivo para a decisão do construtor francês, dado que os principais nomes do WRC encontravam-se indisponíveis. Muito embora o programa desportivo no WRC tenha chegado ao fim, o programa competição-cliente com os C3 R5 continuará a receber suporte por parte da Citroën Racing.