Rali de Monte Carlo arranca já amanhã!
23 Janeiro 2019 - José Soares da Costa

O Rali de Monte Carlo vai para a estrada amanhã e a nova temporada do WRC traz consigo vários aliciantes. As mudanças no line-up deste ano trouxeram também diversas incertezas quanto ao resultado final. É esperada uma maior competitividade na luta pelo topo da tabela classificativa, no que poderá ser uma das melhores temporadas de sempre do Campeonato do Mundo de Ralis. Quem sairá do Mónaco com o tão desejado troféu?

No campo da Citroen, o natural destaque vai para o regresso do hexacampeão do Mundo, Sébastien Ogier. Vencedor das últimas 5 edições do Rali de Monte Carlo, Ogier é o favorito para a conquista da vitória na clássica prova monegasca. Com a forte aposta no regresso de Ogier, a Citroen encara 2019 como a temporada do “tudo ou nada”. Desse modo, o experiente piloto francês irá utilizar as suas “armas”, onde se inclui a rápida adaptação às variáveis condições de estradas e um ritmo constante e inteligente, sem exageros.  Para além de Ogier, a Citroen contará também com os préstimos de Esapekka Lappi, um jovem talento que transitou da Toyota Gazoo Racing e cujo valor ao volante de um Citroen C3 WRC é ainda uma incógnita.

Quanto à Hyundai, o construtor coreano almeja conquistar o tão cobiçado ceptro após 5 anos no WRC. Vice-campeão de Pilotos em 2018, a Hyundai contará com Thierry Neuville como seu principal ponta de lança, focado na conquista do título mundial. Para além do piloto belga, a Hyundai terá também nos seus quadros Sébastien Loeb, cujo programa de 6 provas foi crucial para a sua transição da Citroen. Sendo uma das provas favoritas de Loeb, o antigo campeão do Mundo parte motivado para juntar mais uma vitória ao seu vasto currículo. Andreas Mikkelsen encerra a tripla da Hyundai, numa temporada em que pretende demonstrar um desempenho forte e consistente, algo que nem sempre atingiu ao longo de 2018.

Relativamente à M-Sport, a saída de Sébastien Ogier para a Citroen foi um duro golpe na formação de Malcolm Wilson. No entanto, o antigo piloto britânico apostou na “prata da casa”, promovendo Elfyn Evans a piloto principal dos Ford Fiesta WRC. Por sua vez, o jovem Teemu Suninen será o segundo piloto da equipa, após uma temporada de 2018 em que efectuou um conjunto de provas onde demonstrou um ritmo bastante elevado. Pontus Tidemand transita do WRC2 para a classe principal, garantindo até ao momento a presença em apenas duas provas. O capítulo técnico foi também alvo de atenções redobradas por parte da M-Sport: o Ford Fiesta WRC foi melhorado na sua globalidade, de modo a acompanhar a rápida evolução dos seus principais adversários.

Na Toyota o principal destaque desta pré-temporada vai para a contratação de Kris Meeke. Em virtude desta aposta da marca nipónica, o rápido (mas nem sempre constante) piloto britânico terá uma nova hipótese em 2019. Os restantes lugares da equipa não sofreram quaisquer alterações: Ott Tanak e Jari-Matti Latvala mantêm-se na formação liderada por Tommi Makinen. Após a conquista do título de Construtores em 2018, a Toyota pretende repetir o feito em 2019 e juntar ainda o título mundial de Pilotos. Para isso, o trabalho de desenvolvimento no Yaris WRC intensificou-se durante o Inverno, de modo a melhorar a fiabilidade e desempenho da viatura japonesa.