Tudo a postos no “Grande Circo” da Fórmula 1!
18 Fevereiro 2019 - José Soares da Costa

A nova temporada da Fórmula 1 arranca hoje com os testes de pré-temporada, que decorrem no Circuito da Catalunha em Barcelona. Entre as principais novidades para 2019, o destaque vai para as alterações regulamentares ao nível das asa dianteira, asa traseira e bargeboards. Não menos importante é a entrada de novos patrocinadores principais, que trouxeram consigo novos padrões cromáticos e alteraram profundamente as carroçarias de diversos monolugares. Com olhos apontados para o futuro, 2019 começa agora…

A Toro Rosso foi a primeira equipa a efectivamente revelar o seu monolugar de 2019, após a Haas ter anunciado o patrocinador e esquema cromático a utilizar ao longo da próxima temporada. O STR14 contou com um desenho dos “bargeboards” (elementos laterais presentes na secção dianteira dos monolugares) largamente diferente ao visto em 2018, cumprindo com as novas restrições aerodinâmicas. O objectivo para 2019 passa por melhorar o 9º lugar alcançado em 2018, aproveitando para isso alguns dos elementos do monolugar de 2018 da Red Bull Racing. A especificação dos motores Honda será também a mesma da equipa principal.

A Renault apresentou o seu novo RS19, monolugar com o qual pretende aproximar-se do Top-3 já em 2019. Embora os desenvolvimentos ao nível aerodinâmico tenham sido substanciais, os engenheiros focaram-se também no ERS e no motor de combustão interna de modo a melhor optimizar o seu rendimento. O principal destaque no seio desta equipa vai para a entrada de Daniel Ricciardo, que fará dupla com Nico Hulkenberg. Após ter terminado no 4º lugar em 2018, Cyril Abiteboul (director de equipa da Renault) referiu que a reorganização interna da equipa e melhoramentos constantes de meios e recursos humanos traduzem-se agora num monolugar que se espera mais eficaz e que coloque a Renault na rota dos sucessos. No entanto, não existem ilusões quanto à diferença de desempenho que ainda separa a marca francesa da Mercedes, Red Bull e Ferrari.

A Williams foi uma das equipas que sofreu maiores alterações em 2019. Com a saída da Martini Racing, a equipa liderada por Claire Williams conta agora com as cores e logótipos da operadora britânica ROKiT nos seus monolugares. Para além do novo esquema cromático, a Williams conta também com dois novos pilotos para a nova temporada: o veterano Robert Kubica e o jovem campeão de Fórmula 2, George Russell. Relativamente ao novo FW42, cujas formas finais foram revelados alguns dias após a apresentação do seu novo patrocinador principal, não contará com a caixa de velocidades da Mercedes (como havia acontecido em 2018). Substancialmente melhorado comparativamente ao desastroso FW41, o novo monolugar foi terminado “em cima do prazo”, tendo a equipa de Groove cancelado o seu shakedown e a sua participação no primeiro dia de testes.

Silverstone foi o palco para o shakedown do novo Mercedes W10, com o qual o construtor germânico pretende conquistar o seu 6º título consecutivo. Partindo da base estabelecida pelo W09, o novo W10 melhorou os conceitos utilizados ao longo de 2018 e cumpre com as novas restrições aerodinâmicas impostas aos monolugares de Fórmula 1. Para Toto Wolff, director de equipa da Mercedes, os novos regulamentos de 2019 renovam a pressão no seio da Mercedes, que enfrenta agora mais um desafio para se manter no topo da tabela classificativa. Relativamente aos pilotos, o Campeão em título Lewis Hamilton e Valtteri Bottas mantêm-se como as escolhas certas para liderar a ofensiva germânica.

Seguindo a tendência exibida ao longo das últimas temporadas, a Red Bull desvendou o novo RB15 numa radical decoração de testes, que suscitou bastantes elogios por parte dos internautas. Após diversas temporadas onde recorreram aos motores da Renault, a equipa britânica irá utilizar agora motores Honda, de forma a recuperarem os títulos alcançados no passado. Para além da Honda, a Tag Heuer e a Aston Martin permanecem como patrocinadores da equipa, ostentando os seus logótipos na carroçaria do monolugar da Red Bull. Com a saída de Daniel Ricciardo, Max Verstappen foi promovido a piloto principal da equipa e contará com o jovem Pierre Gasly a seu lado. Se no capítulo aerodinâmico poucas incertezas existem quanto ao trabalho desenvolvido pela Red Bull, a maior incógnita recai sobre o fiabilidade e desempenho do motor Honda, dois pontos-chave para o sucesso da campanha de 2019.

Com a saída de cena de Vijay Mallya e da sua Force India, a Racing Point de Lawrence Stroll assumiu as suas cores e o seu lugar. Com a permanência da BWT, mantêm-se também as cores cor-de-rosa no novo RP19, às quais se juntam as cores azul e branca da SportPesa, a empresa de apostas africana que será o novo patrocinador principal da equipa. Apesar de diversas “operações de charme” para tentar reavivar os nomes Brabham e Lola, a equipa optou pela manutenção do nome Racing Point. Para o director técnico Andrew Green, o novo RP19 trata-se de uma base de trabalho que será exaustivamente desenvolvida até ao Grande Prémio da Austrália. Quanto aos pilotos escolhidos, Sérgio Pérez permanece na equipa e será acompanhado pelo canadiano Lance Stroll.

A McLaren revelou o MCL34 no McLaren Technology Centre, em Woking. Recuperando o laranja “papaia” e o azul da temporada passada, a equipa britânica conta agora com os patrocínios da BAT (projecto “A Better Tomorrow”), Estrella Galicia e Huski Chocolate. Com a saída de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, Carlos Sainz Jr. e Lando Norris serão agora os novos pilotos da escuderia. Após o 6º lugar alcançado em 2018, a McLaren espera que o MCL34 seja um salto qualitativo relativamente ao seu antecessor, de forma a retomar as posições cimeiras. Zak Brown destaca também que a reestruturação interna da equipa (que levou à saída de Eric Boullier e à entrada de Gil de Ferran, James Key e Andreas Seidl) foi também um dos passos decisivos para a recuperação da equipa.

A Ferrari desvendou  no final da semana passada o seu SF90, onde se destaca a utilização do vermelho e preto mate e a presença do projecto “Mission Winnow” da Philip Morris International. No capítulo técnico, a Ferrari conta com um novo escape duplo em cascata, para além das asas dianteira e traseira e pontões laterais alterados relativamente a 2018. Relativamente aos pilotos, a transferência de Kimi Raikkonen para a Alfa Romeo Racing ditou a promoção de Charles Leclerc ao segundo monolugar da Ferrari, acompanhando o tetra-Campeão do Mundo Sebastian Vettel. Na liderança, surgiram também alterações de relevo: Maurizio Arrivabene saiu de cena e cedeu o seu lugar de director de equipa a Mattia Binotto, antigo director técnico da Ferrari. Num ano em que celebra 90 anos de existência, a Ferrari aposta tudo na conquista dos títulos mundiais. Um desses sinais passa pelo reforço do orçamento da equipa de Fórmula 1, que demonstra claramente o objectivo do construtor italiano.

 A Alfa Romeo Racing (ex-Sauber) revelou o novo C38 através de fotos do shakedown em Fiorano, numa decoração especial alusiva ao “Dia dos Namorados”. Só em Barcelona se ficou a conhecer o esquema cromático definitivo, que recupera o desenho utilizado no ano passado e introduz algumas alterações significativas. Melhorado relativamente ao C37, o novo monolugar conta com uma asa dianteira bastante agressiva e uma secção frontal com desenho bastante apurado. O novo monolugar da Alfa Romeo será tripulado pelos novos pilotos da equipa Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi.