Um adeus a “Nicha” Cabral
17 Agosto 2020 - José Soares da Costa

Mário Manuel Veloso de Araújo Cabral, conhecido no meio automobilístico como “Nicha” Cabral, faleceu hoje aos 86 anos. Vítima de doença prolongada, o piloto nascido em 1934 na freguesia de Cedofeita no Porto, tornou-se no 1º piloto português a participar num Grande Prémio de Fórmula 1, em 1959.

Foi no traçado de Monsanto, utilizado para o Grande Prémio de Portugal de 1959, que “Nicha” Cabral se estreou na Fórmula 1, ao volante de um Cooper T51-Maserati. Alcançando a 10ª posição, o piloto portuense repetiria a participação em 1960, já no traçado da Boavista. Para além destas duas participações, o piloto português viria a marcar presença no “Grande Circo” entre 1963 (GP da Alemanha e Itália) e 1964 (GP de Itália).

Em 1965, um grave acidente no Grande Prémio de França, ao volante de um Fórmula 2, teve graves repercussões na sua carreira internacional. Viria então a dedicar-se às viaturas de Sport e Turismo, regressando às pistas em 1966. Nesse mesmo ano, com um Porsche Carrera 6, triunfou no Circuito de Montes Claros. “Nicha” participou ainda nas 24 Horas de Le Mans, ao volante de um dos reconhecidos Lola do Team BIP. Angola foi outro palco de eleição onde o piloto portuense deu nas vistas, alcançando a sua derradeira vitória internacional em Benguela, durante a temporada de 1973.

 À família e amigos, o Direita3 – Desportos Motorizados apresenta as suas mais sinceras condolências.