Uma volta pela Europa…
8 Julho 2010 - José Soares da Costa

http://www.youtube.com/view_play_list?p=CED75E26C7E0D382

O Campeonato Europeu de Rallycross tem vindo a ganhar cada vez mais fãs, em parte devido à sua espectacularidade, mas também devido às máquinas, na sua maioria oriundas do WRC, quase sem limitações de potência, atingindo cerca de 500 cavalos, distribuídos pelas 4 rodas motrizes “obrigatórias” nesta modalidade de desportos motorizados. Um factor que fará muitos levantarem-se bem cedo para marcarem lugar nas bancadas…

Com viaturas que variam do Ford Focus e Citroen C4, oriundos do WRC (o modelo francês foi até estreado no Rallycross, antes de enfrentar as classificativas do Mundial de Ralis), existem também outros modelos exóticos, tais como os Skoda Fabia T16, Renault Clio RS T16, entre outros. Modelos cuja mecânica oriunda de outras viaturas semelhantes (tal como o Fabia S2000 e Clio R3, respectivamente), com a adição de elementos como turbos e tracção às 4 rodas.

Pelo Europeu de Rallycross chegaram a passar máquinas como os Audi Quattro E2, Peugeot 205 T16, Lancia Delta S4 e Ford RS200, bem como o fantástico Ford Escort XTrac de Martin Schanche. Após terem sido banidos dos Ralis a partir de 1987, o Rallycross apresentou-se assim como a plataforma ideal para a utilização dos Grupo B, guardados nas garagens dos seus antigos proprietários e sem qualquer local onde competir.

Para poderem apreciar o espectáculo que ano após ano, atrai tantos espectadores à pista de Montalegre, nada como visualizar alguns vídeos da edição de 2010, em particular das 4 provas realizadas até agora (Portugal, França, Inglaterra e Hungria). Para isso, basta clicar na janela acima e escolher o vídeo pretendido. A não perder!