F1 “Onboard” nos anos 70 e 80…
http://www.youtube.com/watch?v=nUEaFR5jcpE
Com as tecnologias aplicadas actualmente na transmissão de um Grande Prémio, somos “bombardeados” com múltiplos ângulos de visão, informação em directo dos monolugares, classificação em tempo real e tempos à décima de segunda. Mas a classe maior do automobilismo nem sempre foi assim. Recorde agora uma das inovações da década de 70 e 80: câmaras onboard.
A primeira experiência com câmaras onboard nos monolugares de Fórmula 1 data da década de 50, com Juan Manuel Fangio ao volante de um Maserati 250F na pista de Fiorano. Nesta película, várias câmaras volumosas e pesadas foram instaladas no monolugar italiano, transmitindo aos espectadores as sensações inerentes à pilotagem de um potente monolugar de Fórmula 1.
No entanto, só na década de 60 (com o filme Grand Prix) e 70 (por intermédio da ELF) se repetiria a aparição destas câmaras. A petrolífera francesa seria a principal responsável pela instalação de câmaras convenciais em vários monolugares da Tyrrell, Lotus, Renault e Brabham ao longo dos anos 70 e 80, registando um momento único na história da categoria.
Graças à miniaturização das câmaras de video no final da década de 80, tornou-se possível a instalação permanente destes dispositivos nos monolugares de Fórmula 1. Desde então, a transmissão em directo do vídeo e audio dessas câmaras tornou-se um dado adquirido para qualquer adepto desta modalidade.
Recorde agora algumas das melhores filmagens da ELF na década de 70 e 80, época de excelentes inovações apesar dos recursos e equipamentos primitivos.