Lotus confirma Pastor Maldonado
2 Dezembro 2013 - José Soares da Costa

O piloto venezuelano Pastor Maldonado foi confirmado como piloto da Lotus F1 para 2014, substituindo Kimi Raikkonen e trazendo consigo os inúmeros petrodólares da PDVSA. Depois de uma época conturbada ao volante de um dos Williams, onde a sua impetuosidade o prejudicou por diversas vezes, Maldonado aponta agora os lugares pontuáveis e os pódios como os seus principais objectivos para 2014.

Pastor Maldonado ascendeu à Fórmula 1 após a conquista do título na GP2 Series em 2010, integrando a estrutura da Williams para a temporada de 2011. O ano seguinte veria a sua primeira e única vitória na Fórmula 1, conquistada no Grande Prémio de Espanha. No entanto, este resultado esporádico não conseguiria disfarçar uma desapontante época de 2012, onde o desempenho dos monolugares construídos em Groove foi decrescendo ao longo do ano.

2013 pouco ou nada trouxe para alterar este estado de espírito. A Williams afundou-se na grelha, lutando apenas contra a Toro Rosso, Marussia e Caterham. Devido à falta de desenvolvimentos e incapacidade de resposta da Williams, além do evidente mal estar entre o piloto venezuelano e a equipa, Maldonado entrou em contacto com a Lotus com vista à sua integração na formação de Enstone. Depois do acordo falhado com a Quantum, o encaixe financeiro com a entrada de Maldonado foi a solução para os problemas financeiros vividos pela Lotus.

Com esta decisão, a equipa britânica irá contar com Romain Grosjean e Pastor Maldonado no seu line-up de 2014. À fogosidade característica do piloto francês (o qual será o natural líder da equipa em 2014), juntar-se-á um Maldonado que tão rapidamente alterna entre as exibições de luxo e as espectaculares desistências. Só Eric Boullier saberá se esta decisão foi a mais acertada…