O génio de Gordon Murray
O designer britânico Gordon Murray marcou a história da Fórmula 1 com os seus brilhantes projectos, por vezes roçando o limite dos regulamentos em vigor. Monolugares como o astuto Brabham BT46 “Fan Car” e o inovador Brabham BT52, bem como o arrasador Mclaren MP4/4, foram alguns dos projectos saídos da sua genial mente e que levaram os seus respectivos pilotos aos triunfos nas pistas.
Os mais recentes projectos de Gordon Murray, o T.25 e o T.27, beneficiam da experiência prática recolhida pelo designer britânico ao longo da sua carreira de 37 anos no seio da Fórmula 1. Baixo peso, economia de combustível e aerodinâmica que beneficie o comportamento dinâmico foram alguns dos pontos considerados no desenho destas viaturas citadinas, tendo as soluções adoptadas derivado directamente do know-how obtido na competição automóvel.
Entre os seus principais projectos que chegaram às pistas durante as 3 décadas em que esteve envolvido na Fórmula 1, o destaque vai para o Mclaren MP4/4, o monolugar que dominou a época de 1988 com 15 vitórias em 16 corridas, dando o título a Ayrton Senna e à equipa britânica. O Brabham BT46 “Fan Car” foi outro projecto revolucionário de Murray, capaz de gerar efeito solo através da instalação de uma ventoinha e de um chassis completamente selado. Ainda na Brabham, o BT52 reintroduziu os reabastecimentos nos Grandes Prémios, graças ao seu tanque mais pequeno e evidente vantagem competitiva.
Gordon Murray aplicou também o seu virtuosismo no desenho de veículos de estrada, área onde se destaca o fabuloso Mclaren F1, considerado o veículo de produção mais rápido do mundo durante vários anos. Construído a partir do zero, sem qualquer tipo de compromissos, o Mclaren F1 tornou-se a referência pela qual ainda se avaliam os supercarros que são actualmente introduzidos no mercado.
Recorde agora a carreira de sucesso do designer britânica, graças a este documentário da BBC que vos disponibilizamos na janela acima.