Ortelli e Vanthoor alcançam título no FIA GT
25 Novembro 2013 - José Soares da Costa

Stéphane Ortelli e Vaurens Vanthoor conquistaram o título no FIA GT Series, depois de terem alcançado a vitória no Baku World Challenge, última ronda do calendário de 2013 da maior competição mundial de GTs. René Rast e Niki Mayr-Melnhof triunfaram na corrida de qualificação, num fim de semana de sonho para o vitorioso Audi Club Team WRT.

A corrida de qualificação iniciou-se atrás do Safety Car, devido à chuva que caia sobre o circuito citadino delineado nas ruas de Baku, no Azerbeijão. René Rast foi o piloto que melhor abordou o arranque, saltando para a liderança e rubricando tempos mais rápidos que a concorrência directa.

Na troca obrigatória de pilotos, Rast entregou o volante a Niki Mayr-Melnhof, estando o Audi R8 LMS ultra ainda na liderança da prova. O Safety Car voltou a entrar em cena devido ao acidente de um dos Lamborghini Gallardo da GRT Grasser. No entanto, a corrida viria a ser interrompida devido ao acidente do Audi R8 LMS ultra do Team Novadriver, pilotado então por César Campaniço.

Após o reinicio da prova, Mayr-Melnhof liderou o pelotão e venceu a prova, resistido à pressão exercida pelo seu colega de equipa Stéphane Ortelli nos instantes finais da prova. Com este resultado, Vanthoor e Ortelli encontravam-se tranquilos quanto à decisão do título na última prova do campeonato, uma vez que os seus rivais directos (Edward Sandstrom e Frank Stippler) haviam terminado atrás de si, na 6ª posição.

No lugar mais baixo do pódio da corrida de qualificação ficou o Mclaren MP4-12C da Hexis Racing, partilhado por Kevin Estre e Rob Bell. O piloto britânico efectuou um turno bastante eficaz, tendo alcançado e acompanhado o ritmo de Stéphane Ortelli, sem no entanto o conseguir ultrapassar.

A corrida principal do fim de semana iniciou-se com Stéphane Ortelli na liderança, vendo a confusão que se entretanto se havia gerado atrás de si na abordagem à primeira chicane. No entanto, o piloto monegasco acabaria por descer para a 3ª posição quando foi obrigado a desviar-se do BMW Z4 de Ricardo Zonta, numa altura em que este regressava à pista após um incidente.

Após a entrada do Safety Car e a paragem nas boxes para troca de pilotos, Laurens Vanthoor encontrava-se na perseguição a Alon Day, o líder da prova nesse momento. Com uma ultrapassagem relativamente fácil, o piloto belga alcançou a liderança da prova, rumando em direcção à vitória na corrida e ao respectivo título mundial.

Quanto à dupla Frank Stippler e Edward Sandström, terminaram numa modesta 13ª posição, incapazes de discutir o título com a dupla do Audi R8 LMS. Na 2ª posição da corrida ficou o Mclaren MP4-12C da Hexis Racing, de Rob Bell e Kevin Estre, enquanto o 3º lugar foi entregue ao Mercedes SLS AMG da HTP Gravity Charouz, partilhado por Alon Day e Maximilian Buhk.

No entanto, tanto a Hexis Racing como a HTP Gravity Charouz sofreram uma penalização de 10 segundos após o final da corrida, devido a um incidente prévio. Com esta decisão da organização de prova, Sébastien Loeb e Álvaro Parente foram promovidos à 2ª posição, com o Mclaren da Hexis Racing a terminar no degrau mais baixo do pódio.

O Lamborghini Gallarado da GRT Grasser Racing Team, pilotado por Hari Proczyk e Dominik Baumann, triunfou na classe Pro-Am. No entanto, o título foi conquistado por Andreas Simonsen e Sergei Afanasiev, que não terminaram a corrida principal em Baku. No que concerne o Gentlemen Trophy, Federico Leo e Claudio Sdanewitsch foram os vencedores, ao volante do Ferrari 458 Italia da AF Corse.